Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Dispositivo minúsculo pode gerar imagens em 3D de dentro dos vasos sanguíneos

Por| 23 de Julho de 2020 às 22h00

Link copiado!

Reprodução/The University of Adelaide
Reprodução/The University of Adelaide

Uma equipe de pesquisadores australianos e alemães desenvolveu o menor dispositivo de imagem do mundo, na espessura de um cabelo humano. Na prática, essa invenção é capaz de viajar pelos vasos sanguíneos, escaneando em 3D o corpo em resoluções microscópicas. A sonda óptica possui uma pequena lente 3D na lateral, permitindo chegar a locais de difícil acesso no corpo.

Para construir este endoscópio em miniatura, a equipe pegou uma fina fibra óptica com um diâmetro inferior a meio milímetro. Os pesquisadores usaram uma técnica de micro-impressão 3D para imprimir uma lente minúscula com um diâmetro menor que 0,13 mm, pequeno demais para ser visto a olho nu.

Essa fibra óptica foi conectada a um scanner de tomografia de coerência óptica (OCT) como uma sonda flexível. OCT é uma tecnologia de digitalização sensível à profundidade 3D, comumente usada para mapear a retina na oftalmologia, por meio de luz infravermelha para penetrar nos tecidos para criar imagens 3D que podem ser vistas através das superfícies do corpo.

Continua após a publicidade

Essa sonda ultrafina pode girar e se mover para trás para criar um mapa 3D de seus arredores a uma profundidade de cerca de meio milímetro abaixo da superfície. Ela é capaz de examinar o sistema vascular do corpo em busca de placas, gorduras, colesterol e outras substâncias, que tendem a se acumular nas paredes dos vasos sanguíneos e levar a doenças cardíacas.

A equipe realizou testes bem-sucedidos do dispositivo em vasos sanguíneos humanos e de camundongos, e atualmente a lente permite que obter imagem cinco vezes mais profundas do que as tentativas anteriores. Os pesquisadores acreditam que essa pequena sonda pode abrir novas opções de digitalização em locais de difícil acesso e potencialmente até partes do sistema nervoso.

Fonte: New Atlas