Publicidade

Dificuldade em ouvir alguém em ambiente barulhento pode ter relação com demência

Por  • Editado por Luciana Zaramela | 

Compartilhe:
Rido81/Envato
Rido81/Envato

Mudança na qualidade da audição pode indicar mais do que perda auditiva e estar ligada à demência. É o que mostra um estudo publicado na Alzheimer's & Dementia, que considerou a capacidade de compreender conversas em contextos barulhentos, ou seja, na maioria dos cenários fora do ambiente doméstico.

Realizada no Reino Unido com 82.039 participantes sem demência com 60 anos ou mais, a pesquisa acompanhou as pessoas durante 11 anos.

Após esse período, foi verificado que 1285 entre elas desenvolveram demência. Entre elas, a compreensão de conversas nos locais ruidosos consideradas insuficientes e ruins foram associadas a um risco aumentado de 61%.

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

"Consequentemente, se a dificuldade de compreender diálogos em ambientes ruidosos estiver associada a um risco aumentado de demência, isso pode ter implicações importantes na implementação das intervenções para tratar a deficiência auditiva relacionada à idade no contexto da prevenção da demência", diz a pesquisa publicada em 2021.

Em um relatório sobre prevenção de demência realizado pela comissão do respeitado repositório de pesquisas científicas da Lancet, a perda auditiva foi identificada como um  entr os 12 dos principais fatores de risco ​​para demência.

Fonte: Alzheimer's e Dementia, Lancet