Vírus desconhecidos proliferam em escovas de dente e toucas de banho, diz estudo
Por Redação • Editado por Luciana Zaramela |
Um novo estudo revelou que existem vários vírus nunca vistos habitando escovas de dentes e chuveiros. A pesquisa, feita nos Estados Unidos, coletou amostras de 96 chuveiros e 34 escovas de dente. Esse material continha 614 vírus, muitos dos quais provavelmente são novos para a ciência.
- Clique e siga o Canaltech no WhatsApp
- O fungo que parece mão de zumbi: conheça o dedo-de-bruxa
- Nanoestruturas no fundo do mar geram energia mesmo sem ter vida
No entanto, isso não é motivo para preocupação. Segundo os cientistas da Universidade Northwestern, esses vírus são bacteriófagos, ou seja, infectam células bacterianas e não os humanos.
Publicada neste mês no período científico Frontiers in Microbiomes, a descoberta pode ser útil para desenvolver tratamentos contra superbactérias resistentes a antibióticos.
A hipótese é de que a proliferação ocorra "devido ao ambiente dinâmico", com mudanças extremas de temperatura, períodos de umedecimento e secagem, além da exposição a produtos de higiene e limpeza.
Considerando que os norte-americanos passam, em média, 93% do seu tempo em ambientes fechados, sendo quase 70% disso em sua residência, o achado revela a necessidade de compreender o impacto viral no microbioma do ambiente.
Fonte: Frontiers in Microbiomes