Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Detox pós ano novo | Como desintoxicar o corpo e eliminar o inchaço?

Por| Editado por Luciana Zaramela | 04 de Janeiro de 2023 às 15h44

Link copiado!

Towfiqu barbhuiya/Unsplash
Towfiqu barbhuiya/Unsplash

A maioria dos brasileiros separa o período de festas para deixar as comidas saudáveis de lado e se dar um agrado, aproveitando banquetes com muita bebida, comidas processadas e tudo a que temos direito. Com isso, o corpo pode acabar cheio de toxinas e até inchado, merecendo uma atenção especial no novo ano com um belo detox, ou desintoxicação do organismo. O que podemos fazer para reduzir o inchaço e livrar o corpo de toxinas, então?

O Canaltech conversou com a Dra. Edvânia Soares, nutricionista da Estima Nutrição e especialista em Nutrição Clínica, Geral, e Esportiva para saber como fazer um detox mais saudável, sabendo quais alimentos evitar e quais os certos para manter o corpo nutrido e preparado para eliminar quaisquer excessos.

Não é, há claro, nenhum elixir mágico ou dieta que faça milagres, mas alguns ajustes no que comemos já conseguem fazer um ótimo trabalho. Segundo a Dra. Edvânia, após as festas devemos evitar produtos industrializados, incluindo os enlatados, processados, embutidos e afins. O ideal é substituir todos eles por opções mais orgânicas e naturais.

Continua após a publicidade

Um corpo saudável, ou seja, que consuma nutrientes todos os dias e consome alimentos variados vai passar pelo detox de início de ano tranquilamente, já estando acostumado a eliminar toxinas. Calha, no entanto, selecionar somente comidas saudáveis por pelo menos 5 dias seguidos — em outras palavras, com alto valor nutricional, cheios de vitaminas e vitaminas, que iniciarão ou reiniciarão processos depurativos no organismo, isto é, de limpeza.

Quais alimentos na dieta nos livram de toxinas?

O que comer, então, para que o corpo faça essa desintoxicação costumeira? De acordo com a Dra. Edvânia, devemos priorizar verduras e frutas, que trazem diversos benefícios específicos consigo. Abacaxi, melancia e mamão são diuréticos, nos ajudando a eliminar o excesso de líquidos e trazendo enzimas para ajudar na digestão — o abacaxi traz a bromelina, e o mamão, a papaína, por exemplo, que participam do processo. Já as maçãs trazem adstringentes, que limpam o corpo e estabilizam o pH, ajudando a digerir os alimentos.

Continua após a publicidade

Também podemos consumir alimentos anti-inflamatórios, como gengibre, cúrcuma, funcho, tomate orgânico, pimenta e linhaça, além de saladas diversas, que ajudarão com o inchaço e inflamações causadas pelos excessos alimentícios. De bônus, isso ainda melhora nossa cicatrização e deixa o corpo, de modo geral, mais saudável.

E o suco verde, pode ajudar?

Segundo a nutricionista, sim! O suco verde não faz milagres, é claro, mas pode ajudar um corpo saudável a lidar melhor com os excessos das ceias. A bebida, na verdade, não foge das recomendações já citadas por aqui, mudando apenas a maneira de consumi-la. Você pode fazer um bom suco incluindo uma variedade de frutas e verduras, como maçã, hortelã, couves, gengibre e laranja — no geral, alimentos funcionais, ou seja, que aceleram o metabolismo e o funcionamento fisiológico do nosso organismo.

Uma recomendação especial é a couve vermelha, que contém o que chamamos de enxofre natural, outro anti-inflamatório que será de grande ajuda na eliminação de toxinas e do inchaço do corpo. Por fim, vale lembrar que não precisa fazer e consumir a mistura apenas no período de desintoxicação, valendo bem para todo o ano. Manter o corpo saudável é um trabalho contínuo e persistente, e vale a pena dar sempre o melhor para ele — assim, o detox será natural e fácil para o organismo.