Dentistas pedem cuidado com o morango do amor em caso de próteses e restaurações
Por Lillian Sibila Dala Costa • Editado por Melissa Cruz Cossetti | •

A última das grandes manias da internet neste ano é o morango do amor, guloseima bem doce que garantiu o lucro das confeitarias ao viralizar. Apesar de chamar a atenção pelo sabor e apelo visual, a receita também gera preocupação para os dentistas — não é raro encontrar vídeos de pessoas que quebraram dentes ou tiveram próteses arrancadas pelo revestimento da iguaria.
- Morango do amor, nova trend do ChatGPT e mais: veja os virais da semana
- Onde comprar morango do amor? Receita de doce faz sucesso nas redes sociais
Em meio ao burburinho, o Conselho Federal de Odontologia (CFO) emitiu um comunicado alertando sobre os perigos do morango do amor a pacientes com contenções ortodônticas, próteses ou lentes dentais. Essas pessoas precisam tomar cuidados adicionais para que a boca não seja afetada negativamente pelo doce. Seguem, abaixo, três dicas importantes para a manutenção bucal quando morangos do amor forem consumidos.
1. Evite fraturas
O problema principal do morango do amor é a casca de caramelo. Como é bem dura, ela pode quebrar dentes e restaurações se muita força for aplicada de maneira errônea. Restaurações externas, principalmente nos dentes da frente, são mais sensíveis, então é necessário cuidar com elas.
A dica é escolher as partes mais finas do revestimento e morder com os incisivos, ou seja, os dentes da frente. Para mastigar, convém usar os molares, ou dentes da parte da trás da boca, cuja função é triturar a comida. Para se precaver sem erros, no entanto, o mais recomendado é cortar o doce com uma faca, quebrando a casca e colocando pedaços pequenos na boca.
2. Fuja das cáries
A iguaria possui um teor de açúcar bem alto, então comê-la pode prejudicar os dentes se a higiene bucal não for realizada apropriadamente. Quando há acúmulo de biofilme nos dentes, ou seja, quando há muito açúcar e carboidrato os cobrindo, os dentes podem acabar desmineralizados e propensos a cáries.
A dica da vez é escovar os dentes logo depois de comer o morango do amor, prestando atenção especialmente na limpeza entre os dentes e nos resíduos de caramelo, mais grudentos que o restante da receita.
3. Mude a receita
Segundo o CFO, o ideal mesmo para pacientes com facetas, próteses e aparelhos é não consumir o morango do amor nem alimentos duros e pegajosos como ele. Dependendo da gravidade do acidente dental, o aparelho em questão pode ser arrancado ou danificado de maneira irreversível, podendo até machucar a boca.
O melhor a se fazer é buscar receitas parecidas, substituindo o caramelo da casca por outro produto, por exemplo. Vale lembrar que mesmo quem não possui aparelhos ortodônticos também está propenso a acidentes, mas bem menos do que os pacientes com esses dispositivos. Segundo Bianca Zambiasi, conselheira do CFO, a dica final é buscar o seu dentista imediatamente após qualquer acidente envolvendo o morango do amor ou outros alimentos.
Veja mais:
- Você sabia que morango, maçã, figo e abacaxi não são frutas?
- Já viu a superfície de um morango no microscópio? Prepare seu estômago
- As plantas conversam entre si, mas não do jeito que você pensa
VÍDEO | É melhor para a saúde comer frutas e legumes com casca? #Shorts