Publicidade

Dados coletados por smartwatches podem detectar depressão, diz pesquisa

Por  | 

Compartilhe:
Reprodução/Pixabay
Reprodução/Pixabay

Pesquisadores da Universidade de Michigan em parceria com o Instituto Avançado de Ciência e Tecnologia da Coreia (KAIST) desenvolveram um algoritmo para prever sintomas de depressão com base em dados coletados por smartwatches.

O estudo foi publicado no periódico NPJ, que é parte do escopo da prestigiada revista científica Nature. Frequência cardíaca e estágios do sono são duas as informações coletadas pelo dispositivo usadas como parâmetros. 

A partir delas, podem ser previstos sintomas atrelados a depressão, como: distúrbios do sono, alterações de apetite e diminuição da concentração.

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

O artigo diz que embora "a interrupção do ciclo circadiano seja reconhecida como um potencial impulsionador da depressão, seu impacto no mundo real é mal compreendido". Esse ciclo...

Ainda de acordo com os autores, para adensar a compreensão do tema, e estimar melhor os efeitos desse tipo de distúrbio do ritmo natural, a coleta não invasiva de dados em grandes populações é ideal. 

Coleta de dados

Para isso, a equipe de pesquisa se baseou em referências de aproximadamente 800 trabalhadores, de diferentes turnos, com o equivalente a mais de 50.000 dias de dados, coletados por dispositivos vestíveis, como os relógios. Assim, um algoritmo matemático foi criado.

Com esses registros, foi possível demonstrar que o biomarcador interrupção do ritmo circadiano pode prever o humor das pessoas no dia seguinte, bem como alguns dos sintomas que caracterizam a doença, como descrito mais acima no texto.

Veja também:

Continua após a publicidade

VÍDEO: A linha iPhone 16 FLOPOU?

Fonte: npj