Curativo criado a partir de açafrão protege contra bactérias e inflamação

Por| Editado por Luciana Zaramela | 15 de Setembro de 2021 às 18h50

Paulo Chagas/Embrapa

Cientistas da cidade de São Carlos, em São Paulo, acabam de publicar os resultados de estudos da criação de um novo curativo para a pele. O projeto consiste em um material cutâneo e multifuncional para feridas, desenvolvido através da nanotecnologia e biotecnologia.

Para chegar no resultado, os pesquisadores combinaram materiais biodegradáveis com curcumina, substância retirada do açafrão-da-terra que conta com propriedades medicinais, atividade bactericida, antioxidante e anti-inflamatória.

Os cientistas explicam que a aplicação da curcumina é limitada por contar com baixa solubilidade e por se degradar facilmente quando em contato com a luz. Então, para combater esses empecilhos, foi criado um nanomaterial produzido com base em membradas poliméricas bicamadas, que possuem fibras eletrofiadas de poliácido láctico, e por borracha natural.

O uso do curativo, em testes realizados em laboratório, evitou a entrada de bactérias no organismo por cerca de 10 dias, além de demonstrar uma forte ação contra a bactéria Staphylococcus aureus, encontrada em feridas na pele e que pode causar infecção. O produto não só reduz a contaminação por bactérias, mas também protege a lesão de ações externas, como a exposição à luz do sol. Os pesquisadores já fizeram o pedido de patente do curativo, que ainda precisa passar por mais estudos e testes para poder entrar no mercado.

Você pode conferir a pesquisa na revista científica Reactive & Functional Polymers.

Fonte: FAPESP, Embrapa