Cromossomo Y está evoluindo muito mais rápido que o X

Por| Editado por Luciana Zaramela | 24 de Junho de 2024 às 13h21

kjpargeter/Freepik

Um estudo da revista Nature constatou que o cromossomo Y está evoluindo muito mais rápido que o X, o que ajuda a fortalecer ideias anteriormente apresentadas na literatura científica, de que o cromossomo Y está desaparecendo da espécie humana.

Para o estudo, os pesquisadores do Instituto Nacional de Pesquisa do Genoma Humano (NHGRI) sequenciaram completamente os cromossomas sexuais de alguns primatas, como chimpanzés (Pan troglodytes), bonobos (Pan paniscus), gorilas ocidentais de planície (Gorilla gorilla gorilla), orangotangos de Bornéu e de Sumatra (Pongo pygmaeus e Pongo abelii) e gibões-siamangues (Symphalangus syndactylus), e então fizeram comparações com humanos.

Durante essa comparação, os autores da pesquisa descobriram que os cromossomos Y apresentam muita diferença entre as espécies, enquanto os cromossomos X continuam semelhantes.

Para termos uma noção mais clara: mais de 90% das sequências do cromossomo X dos macacos coincidem com o cromossomo X humano, indicando um grau relativamente pequeno de mudança ao longo de milhões de anos de evolução.

No entanto, quando se trata do cromossomo Y, apenas 14 a 27% dos cromossomos dos macacos se alinham com a versão humana. Ou seja: há uma rápida mudança com o decorrer da evolução.

Evolução do cromossomo Y

Os autores observam que algumas destas espécies divergiram da linhagem humana há apenas sete milhões de anos, o que não é muito tempo em termos de evolução. Isso ajuda a concluir que os cromossomos Y estão evoluindo muito rápido.

Os pesquisadores acreditam que essa variação extensa provavelmente se deve ao fato de o cromossomo Y não trocar muita informação genética com outros cromossomos, o que significa que ele tende a captar outros tipos de mutações. Resultado: o cromossomo Y tem diminuído progressivamente ao longo do tempo.

“Descobrimos que o macaco Y está encolhendo, acumulando muitas mutações e repetições e perdendo genes. Devido a esta degradação, sugere-se que o cromossoma Y esteja em vias de extinção nos mamíferos”, diz o artigo.

O cromossomo Y vai desaparecer?

Mas é preciso ter calma: nada disso significa que o cromossomo Y vai realmente desaparecer. A equipe descobriu que, embora possa estar diminuindo, é improvável que desapareça completamente, já que alguns de seus genes são protegidos por mecanismos de segurança que mantêm intactas sequências importantes.

"Estudos futuros deverão investigar genes não codificadores e elementos reguladores do cromossomo Y, que podem ser essenciais para o sexo masculino e contribuir ainda mais para a pressão seletiva", concluem os pesquisadores.

Fonte: Nature