Publicidade

Criança morre após infecção rara por "bactéria comedora de cérebros" nos EUA

Por| Editado por Luciana Zaramela | 29 de Setembro de 2021 às 15h05

Link copiado!

CDC/Wikimedia Commons
CDC/Wikimedia Commons

Os Estados Unidos confirmaram nesta semana a morte de mais uma criança vítima de um caso raríssimo de infecção por uma “bactéria comedora de cérebros” contraída em um parque aquático. O caso ocorreu na cidade de Arlington, no estado do Texas.

“Bactéria comedora de cérebro” é um nome popular para a Naegleria fowleri, um tipo de ameba que é normalmente encontrada no solo e em água doce, como rios e lagos. No entanto, ela também pode ser encontrada em piscinas que não são devidamente conservadas, sem o tratamento com cloro.

A bactéria entra pelo nariz de suas vítimas e consegue chegar até o cérebro. Ao chegar, ela começa a danificar os tecidos cerebrais, o que explica o seu apelido.

Continua após a publicidade

No caso da criança, que não teve nenhum detalhe sobre sua identidade revelada, ela foi diagnosticada com meningoencefalite amebiana primária no dia 5 de setembro. A morte aconteceu seis dias depois, no dia 11, mas só na segunda-feira (27) o caso foi comunicado pelas autoridades.

A cidade fechou o Don Misenheimer Park, onde a criança teria contraído a bactéria, e ainda fechou outras três fontes públicas da região.

Após investigação, as autoridades chegaram à conclusão de que o parque aquático não tomava as precauções adequadas com a qualidade da água. Entre as más práticas verificadas estavam a falta de testagem regular dos níveis de cloro. No dia seguinte à visita da criança, por exemplo, foi verificado que a concentração estava abaixo do mínimo.

Continua após a publicidade

Apesar de assustadores, os casos envolvendo a bactéria são raríssimos. O Centro de Controle e Prevenção de Doenças dos Estados Unidos relata apenas 34 casos durante toda a última década, e 30 deles se originaram em espaços com água.

Fonte: CNN