Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Covid na China: Toyota, Volkswagen e Foxconn são afetadas por novo lockdown

Por| Editado por Luciana Zaramela | 15 de Março de 2022 às 19h20

Link copiado!

Twenty20photos/Envato Elements
Twenty20photos/Envato Elements

Com aumento de casos da covid-19, a China volta a adotar medidas extremas para conter a transmissão do coronavírus SARS-CoV-2, como o lockdown. O novo bloqueio afetou as operações de multinacionais, como Toyota, Volkswagen e Foxconn — fornecedora da Apple.

Por enquanto, as paralisações afetam a província de Jilin e o polo tecnológico da cidade de Shenzhen. O atual lockdown já acende um alerta para as cadeias de suprimentos que podem ser interrompidas e para as entregas que devem atrasar.

Continua após a publicidade

Empresas fechadas

Nas duas regiões chinesas, as empresas foram instruídas a fecharem de forma física e migarem o trabalho presencial para o remoto. A exceção é para aqueles que realizam atividades essenciais, como o setor de alimentos e outras áreas consideradas prioritárias.

Por exemplo, a Foxconn interrompeu as operações em Shenzhen na segunda-feira (14) e, por enquanto, não há uma previsão de retomada das atividades. No entanto, as operações da empresa continuam em outras regiões da China, principalmente a fábrica de Zhengzhou — a maior do tipo —, que não foi afetada pela nova leva de medidas.

Agora, na província de Jilin, a Toyota paralisou suas operações e também não tem um prazo para a retomada das operações. Também paralisada, a montadora alemã espera retomar a produção de carros da Volkswagen e da Audi na quinta-feira (17).

Continua após a publicidade

Aumento de casos da covid na China

Nesta terça-feria (15), China registrou um recorde de mais de 5 mil casos da covid-19, sendo a maioria diagnosticados na província de Jilin. É neste cenário que o governo local volta a impor restrições para evitar a transmissão do vírus e uma nova onda.

Em Jilin, o lockdown limita a circulação dos moradores apenas ao que é essencial. Para deixar a província, é necessário solicitar uma autorização especial das autoridades locais. As medidas valem para os 24 milhões de habitantes da região desde ontem (14). Vale destacar que esta é a primeira vez que um bloqueio atinge toda uma província desde o lockdown de Wuhan e de Hebei no início da pandemia da covid-19.

Agora, na cidade de Shenzhen, as restrições limitam a circulação de 12,5 milhões de pessoas e os serviços de transporte público, como ônibus e metrô, foram suspensos. Inicialmente, o bloqueio deve durar cinco dias.

Continua após a publicidade

Fonte: BBC