Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Covid: Fiocruz alerta para aumento de casos de variantes XBB e Kraken no Brasil

Por| Editado por Luciana Zaramela | 16 de Janeiro de 2023 às 12h03

Link copiado!

twenty20photos/envato
twenty20photos/envato

Cientistas da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) alertaram, na última semana, para o aumento de novas cepas do vírus da covid-19 no Brasil, em especial, a linhagem XBB e, potencialmente, a XBB.1.5 — apelidada informalmente de variante Kraken, em referência ao monstro mitológico que destruía embarcações marítimas. Hoje, a BA.5 da Ômicron ainda é predominante.

O novo cenário epidemiológico do coronavírus SARS-CoV-2 foi descrito pela equipe da Rede Genômica Fiocruz. Os autores do levantamento lembram que, nos Estados Unidos e na Europa, a linhagem XBB já provoca um novo aumento de casos da covid-19, o que, eventualmente, pode se repetir no Brasil.

Aumento de casos da linhagem XBB e da Kraken no Brasil

Continua após a publicidade

No caso das cepas BA.5 e BA.4, os pesquisadores podem confirmá-las apenas pelo exame de RT-PCR — o teste considerado padrão-ouro para a covid-19 —, o que facilita o acompanhamento epidemiológico no Brasil. Diferente das outras cepas, a linhagem XBB só pode ser confirmada por análise genética.

A presença de amostras que podem representar a linhagem XBB — e que, com certeza, não são a BA.5 ou a BA.4 — aumentou de menos de 5% no início de dezembro para 15% na última semana, afirma o relatório da Fiocruz. Neste cenário, os casos da XBB.1.5, a Kraken, podem estar subnoficados.

Oficialmente, somente duas amostras com a subvariante XBB.1.5 foram sequenciadas no país até o momento. Ambos os pacientes infectados moravam no estado de São Paulo.

Continua após a publicidade

Para ter a dimensão real da circulação da linhagem XBB no país, é necessário ampliar o número de amostras da covid-19 que passam por sequenciamento genético. Por enquanto, sabe-se que a circulação des cepas da XBB é mais expressiva nos seguintes estados:

  • Rio de Janeiro;
  • São Paulo;
  • Minas Gerais;
  • Espírito Santo;
  • Bahia;
  • Mato Grosso;
  • Santa Catarina.

Neste momento, "fica clara a necessidade da manutenção das redes de vigilância genômica do SARS-CoV-2 no país, assegurando recursos financeiros e o fluxo de amostras para laboratórios capacitados a produzirem os genomas e analisarem os dados com celeridade”, afirma Tiago Gräf, da Rede Genômica Fiocruz, em comunicado.

Fonte: Agência Fiocruz