Covid: Brasil reduz isolamento de assintomáticos com teste negativo para 5 dias
Por Fidel Forato • Editado por Luciana Zaramela |
O ministério da Saúde anunciou novas regras para o isolamento de pessoas que estão contaminadas pelo coronavírus SARS-CoV-2. A orientação é que os pacientes devem permanecer sem contato com outras pessoas em quarentena de 5 a 10 dias. O tempo deve variar de acordo com os sintomas apresentados e os testes da covid-19 realizados. No geral, a média deve ser de 7 dias.
- Após ter covid-19, quanto tempo devo esperar para tomar o reforço da vacina?
- Ômicron: saiba diferenciar os sintomas em pessoas vacinadas e não-vacinadas
A mudança no protocolo brasileiro para o enfrentamento da covid-19 foi anunciada na noite de segunda-feira (10), pelo ministro Marcelo Queiroga, durante coletiva de imprensa. Segundo apuração do G1, o governo de São Paulo informou que deve seguir as novas regras da quarentena.
“Apesar da mudança, as recomendações são as mesmas: o cuidado é individual e o benefício é de todos”, lembrou Queiroga ao explicar as novas diretrizes.
Vale destacar que, para todos os casos confirmados da covid-19, as pessoas devem manter as medidas de proteção até pelo menos o décimo dia, como continuar a usar máscaras, higienizar as mãos, não participar de aglomerações e evitar contato com outras pessoas de forma desprotegida.
Entenda o tempo de isolamento da covid
5 dias de isolamento
O paciente que testou positivo para a covid-19 poderá deixar o isolamento em 5 dias, desde que realize um segundo teste — podendo ser tanto o RT-PCR quanto o teste rápido de antígeno — no quinto dia e este exame dê negativo. Além disso, a pessoa não pode apresentar sintomas respiratórios e nem febre há pelo menos 24 horas, sem o uso de antitérmicos.
Agora, se o resultado do exame da covid-19 for positivo no quinto dia, a pessoa deverá se manter em isolamento por 10 dias a contar do início dos sintomas.
7 dias de isolamento
De forma geral, "o isolamento é de sete dias. Se o paciente não quis testar no quinto dia, mas, se ao sétimo dia ele estiver sem sintomas, sem febre e sem uso de medicamentos por 24 horas, ele pode sair do isolamento. Não é necessário testar", explicou o secretário de Vigilância em Saúde, Arnaldo Correia de Medeiros.
10 dias de isolamento
Para aqueles que no sétimo dia ainda apresentem sintomas, será obrigatória a realização da testagem da covid-19, segundo a Saúde. Atualmente, as unidades do Sistema Único de Saúde (SUS) realizam testes gratuitos para a doença.
Caso o resultado seja negativo, a pessoa deverá aguardar 24 horas sem sintomas respiratórios e febre, e sem o uso de antitérmicos, para sair do isolamento. Em caso positivo, o paciente deve aguardar a remissão total dos sintomas.
De acordo com a pasta, as novas diretrizes serão divulgadas, de forma completa, na nova versão do Guia de Recomendações – Isolamento Domiciliar. O documento deve estar disponível ainda nesta terça-feira (11).
Fonte: Ministério da Saúde e G1