Publicidade

Covid-19: suor noturno parece ser novo sintoma da variante BA.5

Por| Editado por Luciana Zaramela | 21 de Julho de 2022 às 16h38

Link copiado!

Koldunov/Envato
Koldunov/Envato

Inúmeras variantes da covid-19 já foram descobertas, até o momento, na pandemia da covid-19 e algumas delas carregavam marcadores específicos. Com a Delta (B.1.671.2), um dos principais indicadores da infecção era a perda de olfato (anosmia). Agora, a sublinhagem da Ômicron, a BA.5, é associada a um novo sintoma específico: suores noturnos. A relação ainda é preliminar e deve ser melhor investigada.

Vale lembrar que, em muitos países, as cepas BA.4 e BA.5 já se tornaram predominantes. Mais especificamente, nos Estados Unidos, a BA.5 representa cerca de 65% dos novos casos da covid-19, segundo o último relatório do Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC). A situação é semelhante no Reino Unido, mas relatórios do Brasil ainda apontam para a dominância da BA.2.

Continua após a publicidade

Qual é o novo sintoma da covid-19 que aparece à noite?

Os dados sobre o novo sintoma da covid-19 ainda são limitados, mas alguns profissionais de saúde apontam para os suores noturnos como um dos possíveis indicadores da doença, quando aparecem associados com outros quadros, como febre ou tosse.

É o que defende o médico Luke O'Neill imunologista e professor do Trinity College, associado à University of Dublin, na Irlanda. Em entrevista para o programa de rádio The Pat Kenny Show, o especialista detalhou o sintoma que foi recentemente associado à covid-19 em seu dia a dia, como médico e pesquisador. "Um sintoma extra para BA.5 que vi esta manhã são os suores noturnos", afirmou.

"O vírus sendo ligeiramente diferente pode dar origem a uma doença ligeiramente diferente, com estranhamente, suores noturnos sendo uma característica", acrescentou o médico O'Neill sobre o impacto das mutações do vírus nas manifestações da doença.

Continua após a publicidade

Se você estiver vacinado e já tiver recebido o reforço, o médico explica que a doença dificilmente progride para formas graves, independente do quadro ser causado pela BA.5 ou não. "Lembre-se de que aqueles que estão ficando mais doentes não foram vacinados ou não receberam o reforço", acrescentou.

Outros estudos ainda não identificaram os suores noturnos como sintoma

Apesar do relato do médico, grandes estudos que acompanham os efeitos das mutações do vírus da covid-19 nas manifestações clínicas da doença ainda não associam os suores noturnos como um dos sintomas mais comuns da infecção. Em partes, a questão pode ser explicada pelo fato da sublinhagem não ser predominante em todas as regiões do globo, o que pode atrasar esta associação.

Conhecido por apontar os principais sintomas da covid-19 na população britânica, o Zoe Covid Study é uma das referências que ainda não associa a sudorese noturna com a doença. Na última atualização, feita no final de abril, os principais sintomas do vírus ainda eram:

Continua após a publicidade
  • Coriza (nariz escorrendo);
  • Dores de cabeça;
  • Espirros;
  • Dor de garganta;
  • Tosse persistente.

Fonte: NewsTalk e Zoe Covid Study