Publicidade

COVID-19 | Perda de olfato pode ser sintoma causado pelo novo coronavírus

Por| 24 de Março de 2020 às 16h30

Link copiado!

Reprodução/News Break
Reprodução/News Break

Um grupo de médicos britânicos está recomendando algo inusitado: pessoas que estiverem com dificuldades de sentir o cheiro das coisas, devem começar a se isolar por, no mínimo, sete dias. Isso está acontecendo porque algumas pessoas infectadas pelo novo coronavírus apresentaram os sintomas de anosmia (perda do olfato) antes de desenvolverem a COVID-19.

"Queremos muito conscientizar que isso é um sinal de infecção e que qualquer pessoa que desenvolva perda do olfato deve se auto-isolar. Isso poderia contribuir para diminuir a transmissão e salvar vidas", disse a professora Claire Hopkins, presidente da Sociedade Rinológica Britânica, em e-mail enviado ao The New York Times.

Segundo a professora, dois especialistas em ouvido, nariz e garganta na Grã-Bretanha que foram infectados com o coronavírus estão em estado crítico, lembrando que relatórios colhidos em Wuhan, na China, onde o coronavírus surgiu pela primeira vez, alertaram que os médicos que tratam exatamente dessas especialidades (além de oftalmologistas) eram infectados com facilidade, com muitos, inclusive, chegando a falecer.

Continua após a publicidade

Esses médicos também citaram relatos de outros países, indicando que um número significativo de pacientes com coronavírus também apresentava sintomas de anosmia. Segundo eles, na Coreia do Sul, país que conseguiu controlar bem a COVID-19, de dois mil pacientes que testaram positivo, 600 tiveram anosmia como principal sintoma, mesmo que em casos leves.

Em certas áreas da Itália, o país hoje mais afetado pelo novo coronavírus, a perda de paladar e olfato já vale comoindicação de que uma pessoa aparentemente saudável possa estar portando o vírus. "Quase todo mundo que está hospitalizado apresenta esses sintomas", disse Marco Metra, chefe do departamento de cardiologia do hospital principal de Brescia, onde 700 dos 1.200 pacientes internados têm o coronavírus. "Você pergunta pelo cônjuge do paciente e ele diz: 'Minha esposa acabou de perder o olfato e o paladar, mas, fora isso, passa bem'. Ou seja, isso indica que ela, provavelmente, está infectada e está espalhando a doença de uma forma muito branda", comentou Metra, também ao The New York Times.

Continua após a publicidade

Médicos dos Estados Unidos também detectaram os sintomas de anosmia em pacientes com a COVID-19. Segundo a doutora Rachel Kaye, professora assistente de otorrinolaringologia em Rutgers, alguns colegas em New Rochelle, no estado de Nova Iorque, colegas a alertaram para a perda de olfato associada ao coronavírus, o que fez com que os profissionais locais tentassem sugerir o isolamento dessas pessoas.

No Brasil

Alguns brasileiros que contraíram o vírus já começaram a informar perda de olfato e paladar, como é o caso da cantora Preta Gil, que relatou nesta segunda-feira (23) via Instagram Stories ter dado falta dos dois sentidos.

Continua após a publicidade

O médico brasileiro Rodrigo Duprat também diz ter tido os mesmos sintomas.

Fonte: The New York Times