Publicidade

Covid-19 deixa jovem com cordas vocais paralisadas em caso raro

Por  • Editado por Luciana Zaramela | 

Compartilhe:
William Priess/Unsplash
William Priess/Unsplash

Na última terça-feira (19), um relato conduzido por pesquisadores da Harvard Medical School e publicado na revista American Academy of Pediatrics apontou o caso de uma jovem que ficou com as cordas vocais paralisadas após ser diagnosticada com covid-19.  A paciente precisou de uma traqueostomia cirúrgica para sustentar sua respiração por mais de um ano.

No relatório, a equipe médica esclarece que o impacto da covid-19 no sistema nervoso pode causar paralisia das cordas vocais em casos raros. No entanto, este é o primeiro caso de paralisia das cordas vocais em uma adolescente após o diagnóstico da doença. Em adultos, casos semelhantes já tinham sido registrado antes. 

O material conta que a paciente de 15 anos foi ao hospital cerca de 13 dias após testar positivo para SARS-CoV-2. Os sintomas iniciais incluíram congestão nasal, febre e fadiga, mas melhoraram após cinco dias. A garota relatou ter tido dificuldade para respirar repentinamente nove dias após o teste positivo.

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

Na ocasião, os médicos notaram que a respiração era rápida e barulhenta, indicando fluxo de ar obstruído, embora os níveis de oxigênio estivessem normais. Por ter histórico de asma e ansiedade, a garota recebeu remédios normalmente indicados em ataque de asma, mas não ajudou.

Cordas vocais paralisadas

Mesmo depois de passar por uma terapia com otorrinolaringologistas, a garota continuou a ter dificuldade para respirar e desenvolveu novos problemas como dificuldade para engolir, formigamento e dormência. Foi então que recebeu um diagnóstico de paralisia bilateral das cordas vocais.

Os médicos concluíram que a infecção por covid-19 enfraqueceu as cordas vocais e também pode ser a causa da dormência e fraqueza.  A respiração só melhorou depois que os médicos fizeram uma pequena abertura na traqueia. Ainda assim, a fraqueza, o formigamento e a dormência melhoraram apenas com o tempo.

Justamente tendo em vista casos do tipo, cientistas desenvolveram em 2021 um hidrogel capaz de  reparar as  cordas vocais. Já em 2022, cientistas criaram uma laringe artificial que devolve a voz a pacientes que tiveram alguma lesão ou condições específicas como o câncer.

Fonte: American Academy of Pediatrics