Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Coronavírus pode interagir com proteínas associadas ao Parkinson no cérebro

Por| Editado por Luciana Zaramela | 21 de Dezembro de 2021 às 09h50

Link copiado!

Inmicco/Envato
Inmicco/Envato

Pesquisadores da Universidade de Twente, nos Países Baixos, observaram que o coronavírus SARS-CoV-2 pode interagir com proteínas do cérebro associadas a formação de fibrilas amiloides, um dos marcadores do mal de Parkinson. O estudo foi feito em laboratório (in vitro) e por ora não é possível afirmar que o mesmo processo se repita no organismo humano.

Publicado na revista científica ACS Chemical Neuroscience, o estudo observou como a proteína N (proteína nucleocapsídica) do coronavírus interage com uma proteína do sistema neurológico, a alfa-sinucleína. A partir dessa interação, a formação de fibrilas amiloides pode ser acelerada, pelo menos no ambiente controlado do laboratório.

Continua após a publicidade

Além disso, a equipe de cientistas testou se a proteína S (spike) do coronavírus poderia interagir com a alfa-sinucleína e, se sim, de que forma ocorreria essa interação. No entanto, "mostramos, em experimentos em tubo de ensaio, que a proteína spike SARS-CoV-2 (proteína S) não tem efeito na agregação alfa-sinucleína", explicam os autores.

"Atualmente, não está claro se também existe uma relação causal direta entre essas doenças", explicam os autores do estudo sobre a possibilidade da covid-19 ser uma causa possível para quadros de Parkinson. Para isso, novos estudos ainda são necessários.

Relação entre o coronavírus e o Parkinson in vitro

Em casos da doença de Parkinson, a alfa-sinucleína é responsável por formar fibrilas amiloides. Incapazes de se degradar, elas se acumulam no tecido e provocam a morte celular, mais especificamente, a morte dos neurônios produtores de dopamina. Inclusive, medicamentos experimentais buscam reverter esse quadro de acúmulo das fibrilas amiloides.

Continua após a publicidade

Pelo menos in vitro, o coronavírus parece ter conexão com esse processo que acelera a formação de fibrilas amiloides. Agora, novos estudos devem avançar na compreensão desse fenômeno, confirmando se há riscos para pessoas que estão com covid-19.

Vale lembrar que outros efeitos da covid-19 no cérebro já são conhecidos, como a névoa mental, a perda do olfato (anosmia) ou alterações na sua percepção (parosmia). Além disso, a perda de memória é relatada em pacientes que enfrentam o pós-covid.

Fonte: ACS Chemical Neuroscience