Publicidade

Coronavírus | Brasil ultrapassa EUA em número de mortes diárias

Por| 26 de Maio de 2020 às 17h10

Link copiado!

BlenderTimer /Pixabay
BlenderTimer /Pixabay

Na última sexta-feira (22), o diretor do programa de emergências da Organização Mundial de Saúde (OMS), Michael Ryan, apontou a América do Sul como o novo epicentro da pandemia de COVID-19 e ainda acrescentou que o mais afetado é o Brasil. Já na segunda-feira (25), o Brasil superou os EUA no registro de mortes diárias por causa do coronavírus. Acontece que, enquanto o Ministério da Saúde brasileiro confirmou 807 mortes no país na última segunda, o Centro de Prevenção e Controle de Doenças (CDC) americano indicou 620 mortes nos EUA (enquanto a Universidade Johns Hopkins apontou 532 mortes, já que o CDC depende de dados dos departamentos de saúde estaduais e municipais).

Desde o início da pandemia, essa foi a primeira vez que o número de mortes diárias no Brasil superou o número dos EUA. O país norte-americano registrou 1,6 milhão de casos e 97,6 mil mortes, de acordo com o CDC, enquanto o Brasil tem 374,8 mil casos e 23,4 mil mortes. 

América do Sul é o novo epicentro, segundo OMS

Continua após a publicidade

O diretor do programa de emergências da Organização Mundial de Saúde (OMS), Michael Ryan, declarou o seguinte na última sexta (22): "De certa forma, a América do Sul se tornou um novo epicentro para a doença, vimos muitos países sul-americanos com aumento do número de casos, e claramente há preocupação em muitos deles, mas certamente o mais afetado é o Brasil neste momento". A OMS ainda alertou para a situação de estados como o Amazonas, onde a taxa de infectados é de 652,4 infectados a cada 100 mil habitantes.

A Organização ainda chegou a informar que é difícil prever exatamente o que vai acontecer na região, mas espera que a transmissão comunitária continue nas próximas semanas, inclusive em áreas altamente povoadas de países com grandes populações.  Enquanto isso, o governo dos EUA antecipou as restrições de viagens do Brasil ao país norte-americano em questão. Essa medida entrará em vigor às 23h59 desta terça-feira (26).

Fonte: Ministério da Saúde, CDC