Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Conter surto de hepatite em crianças é "muito urgente", segundo OMS

Por| Editado por Luciana Zaramela | 03 de Maio de 2022 às 09h33

Link copiado!

seventyfourimages/envato
seventyfourimages/envato

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), conter os casos misteriosos de hepatite em crianças é uma tarefa "muito urgente". O discurso vem de Gerald Rockenschaub, diretor regional para emergências da OMS, durante um encontro com autoridades de saúde portuguesas no Infarmed realizado em Lisboa na última segunda (2).

"É muito urgente. Estamos dando prioridade absoluta a isso, trabalhando de muito perto com o Centro Europeu de Controle de Doenças e com o Reino Unido, onde está a grande maioria dos casos", apontou Rockenschaub, na ocasião.

"Até agora, não está totalmente claro [o que provoca a doença]. Há indicação de que um adenovírus possa ser responsável, mas estamos trabalhando com outros países afetados para recolher informação, avançar na investigação e chegar rapidamente ao fundo disso e tomar medidas para evitar mais contágios", Rockenschaub completou.

Continua após a publicidade

O surto veio a público no último dia 15, e até então, quase 200 casos foram anunciados oficialmente, além de 17 transplantes de fígado e uma morte. Os casos relatados pela OMS atingem crianças de um mês a adolescentes de 16 anos de idade, mas a maioria dos pacientes tem menos de 5 anos.

Por enquanto, especialistas se mobilizam para encontrar a real causa da hepatite, uma vez que esse público não apresenta resultado positivo para os vírus típicos, mas ainda assim dispõe de um quadro de inflamação do fígado. Uma das teorias é que um adenovírus possa ter sofrido uma série de mutações, o que provocou maior capacidade em gerar inflamações no fígado.

Fonte: Diário de Notícias