Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

VSR: conheça o vírus que vem afetando crianças no mundo inteiro

Por| Editado por Luciana Zaramela | 17 de Setembro de 2021 às 18h39

Link copiado!

djoronimo/Envato
djoronimo/Envato

Você já ouviu falar do vírus sincicial respiratório (VSR)? Ele é responsável por infecções do trato respiratório inferior em bebês e crianças. Desde março, um número crescente de crianças e bebês começou a chegar a hospitais dos EUA com dificuldade para respirar. Os especialistas notaram que os casos se tratavam de VSR.

O estranho comportamento do vírus em aparecer fora de sua temporada comum (no caso, o inverno) parece ser uma consequência indireta da pandemia de covid-19, dizem médicos. No ano passado, o isolamento social impediu sua circulação, mas, como resultado, muitas crianças não tiveram a oportunidade de criar imunidade contra ele.

Quando as medidas de isolamento diminuíram, o VSR se deparou com uma vasta população de bebês e crianças suscetíveis, causando surtos em momentos inesperados.

Continua após a publicidade

Ao redor do mundo, o vírus avançou sobre populações de crianças que, até então, estavam havia meses protegidas de doenças infecciosas.

Como é o VSR?

Segundo o Centro de Controle de Doenças dos EUA (CDC), a maioria das crianças é infectada pelo vírus antes dos dois anos. Em grande parte dos casos, o quadro é semelhante ao de um resfriado, com coriza e tosse, e a recuperação se dá por conta própria. No entanto, é importante estar atento, uma vez que em alguns bebês e crianças pequenas, o vírus pode causar bronquiolite, uma inflamação nos brônquios pulmonares, causando dificuldades para comer e respirar.

Continua após a publicidade

Em torno de 1% a 2% de bebês com menos de seis meses precisam ser hospitalizados e tratados com suplementação de oxigênio por máscaras ou tubos nasais. Em alguns casos, também é necessário uma sonda alimentar. Com essas intervenções, a maioria das crianças melhora em questão de dias. O grupo de risco envolve bebês prematuros ou com comorbidades pulmonares e cardíacas.

O medo dos especialistas é que, com a reabertura das escolas, vírus como o VSR terão mais oportunidades de espalhar. Mas o comportamento dos adultos pode ser mais crucial. A recomendação é que, se o bebê apresentar dificuldade em respirar ou mamar, ou se os pais sentirem que algo simplesmente não vai bem, deve-se procurar atendimento médico.

Fonte: BBC News