Publicidade

Conheça a "Gripe do Tomate", que afeta crianças na Índia

Por| Editado por Luciana Zaramela | 22 de Agosto de 2022 às 12h05

Link copiado!

Troyanpx/Envato Elements
Troyanpx/Envato Elements

Na Índia, médicos relatam cerca de 100 casos de uma nova doença, apelidada como "gripe do tomate" ou "febre do tomate". Até o momento, a infecção parece afetar crianças com 9 anos ou menos e não oferece grave risco de vida aos pacientes. Mais investigações ainda são necessárias para avaliar sua causa e possíveis complicações.

Publicado na revista científica The Lancet Respiratory Medicine, um estudo observou os desdobramentos dos 108 primeiros casos da doença, diagnosticados em crianças indianas. A pesquisa foi liderada por cientistas da Lok Jagruti University, na Índia, e da Victoria University, na Austrália.

Continua após a publicidade

"A gripe do tomate ganhou esse nome devido à erupção de bolhas vermelhas e dolorosas por todo o corpo, que gradualmente aumentam", explicam os pesquisadores. Além disso, comparam essas erupções com um tomate. "Essas bolhas se assemelham às observadas com o vírus da varíola dos macacos em indivíduos jovens", acrescentam.

Na breve história da gripe do tomate, o primeiro caso foi oficialmente confirmado no dia 6 de maio, no estado indiano de Kerala. "A infecção viral rara está em estado endêmico e não é considerada um risco de vida. No entanto, devido à terrível experiência da pandemia de covid-19, o gerenciamento vigilante é desejável para evitar novos surtos", afirmam os autores do estudo.

Qual é a causa da gripe do tomate?

Por enquanto, os pesquisadores ainda não sabem afirmar qual a causa da doença. Na verdade, existe a possibilidade do quadro conhecido como gripe do tomate ser apenas a sequela e complicações de outras doenças. Por exemplo, "a gripe do tomate pode ser um efeito posterior da chikungunya ou da dengue em crianças, invés de uma infecção viral", sugerem os autores do estudo.

Continua após a publicidade

"O vírus também pode ser uma nova variante da doença viral mão-pé-boca", ponderam. Esta é causada pelo vírus Coxsackie da família dos enterovírus e costuma atingir especialmente crianças ou adultos imunossuprimidos.

No momento, já se sabe que os sintomas não estão relacionados com a covid. "Embora o vírus da gripe do tomate apresente sintomas semelhantes aos da covid-19 (ambos estão inicialmente associados a febre, fadiga e dores no corpo, e alguns pacientes com covid-19 também relatam erupções na pele), o vírus não tem relação com o SARS-CoV-2", afirmam.

Sintomas

Continua após a publicidade

Entre os sintomas já observados em pacientes com a gripe do tomate, os pesquisadores destacam:

  • Erupções vermelhas na pele, que lembram um tomate;
  • Febre alta;
  • Dor nas articulações;
  • Fadiga;
  • Náuseas;
  • Vômitos;
  • Diarreia;
  • Dores no corpo.

Qual é o melhor tratamento para a gripe do tomate?

Ainda não existem tratamentos específicos para o controle da gripe do tomate. Dessa forma, a principal forma de intervenção médica é o uso de medicamentos que aliviem os sintomas dos pacientes, como ocorre com a gripe e também com a dengue.

Continua após a publicidade

Este é o caso da "terapia de suporte de paracetamol para febre e dor no corpo", orientam os pesquisadores. Além disso, é recomendado que as crianças bebam bastante água e descansem, evitando os riscos da desidratação.

"Semelhante a outros tipos de gripe, a gripe do tomate é muito contagiosa. Portanto, é obrigatório seguir o isolamento cuidadoso de casos confirmados ou suspeitos e outras medidas de precaução para evitar o surto", orientam os pesquisadores.

Apesar dos riscos, "a gripe do tomate é uma doença autolimitada", completam os autores do estudo. Em outras palavras, o paciente irá se curar naturalmente, desde que esteja bem hidratado e nutrido.

Fonte: The Lancet Respiratory Medicine