Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Google vai lançar ferramenta que permite identificar doenças de pele

Por| Editado por Luciana Zaramela | 19 de Maio de 2021 às 11h40

Link copiado!

Nathan Dumlao/Unsplash
Nathan Dumlao/Unsplash

Já se deu conta de alguma mancha ou erupção que apareceu "do nada" em sua pele? Pois pensando justamente nesse cenário, o Google anunciou uma nova ferramenta chamada Derm Assist, que permite identificar com mais facilidade essas possíveis doenças de pele.

A ferramenta funciona da seguinte maneira: você identifica uma erupção, lesão ou mancha em sua pele, tira fotos, carrega-as para o Derm Assist e os recursos de inteligência artificial do Google analisam as imagens e procuram uma correspondência em um banco de dados de 288 doenças de pele. Em seguida, o recurso apresenta possíveis afecções que você pode ter com uma taxa de precisão de até 97%.

A ideia é que o Derm Assist utilize apenas três fotos para encontrar as possíveis doenças, mas para obter resultados mais precisos, há a possibilidade de preencher um questionário com o objetivo de trazer mais detalhes sobre o que pode ser essa mancha ou essa erupção.

Continua após a publicidade

De qualquer forma, o Google deixou claro que não se trata de uma ferramenta de diagnóstico, mas apenas uma maneira de ajudar a restringir as possíveis condições para que se possa determinar se é necessário consultar um médico ou não.

A ideia de trazer esse recurso surgiu porque, segundo o próprio Google, há 10 bilhões de pesquisas sobre doenças de pele em sua ferramenta de busca, e problemas de pele também podem ser difíceis de identificar por conta própria. Sendo assim, essa tarefa fica nas mãos da IA.

Vale ressaltar que ainda há alguns passos até que a ferramenta esteja disponível. O Derm Assist ainda não recebeu nem a autorização da Food and Drug Administration (FDA), agência federal de Saúde dos Estados Unidos. Aqui no Brasil, também não há uma previsão.

Continua após a publicidade

Fonte: Cnet