Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Como lagartos conseguem desprender a cauda tão facilmente?

Por| Editado por Luciana Zaramela | 21 de Fevereiro de 2022 às 17h30

Link copiado!

WildMediaSK/envato
WildMediaSK/envato

Quando se deparam com alguma ameaça, muitas espécies de lagarto costumam deixar a cauda para trás, para confundir o predador e ganhar tempo de fuga. Em um estudo publicado na revista Science na última quinta (17), pesquisadores descreveram os aspectos que tornam possível essa excêntrica habilidade.

Os autores do artigo usaram diferentes técnicas de microscopia para estudar a anatomia da cauda do lagarto, levando a outro nível as pesquisas anteriores que chegaram a revelar a anatomia segmentada das caudas, mas sem a compreensão de qual mecanismo é responsável por libera-la.

Para examinar de perto todas as partes envolvidas no processo, os pesquisadores primeiro estimularam o lagarto a soltar a cauda e então cortaram as bordas das extremidades, que foram levadas ao microscópio.

Continua após a publicidade

Os pesquisadores descobriram que ambas as extremidades ficam cobertas de microestruturas parecidas com cogumelos. A ponta de cada estrutura estava coberta de nanoporos, que funcionam como tomadas. Então, na prática, quando o lagarto abandona a cauda, é como se estivesse desligando uma tomada.

Depois de analisar toda a parte da anatomia, os cientistas chegaram a desenvolver uma réplica da cauda, para simular o proceso. O rabo fica bem conectado ao corpo, mas quando o lagarto torce de uma maneira específica, esses nanoporos se libertam, "desplugando-a" sem dificuldade.

Fonte: Science