Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Como funciona o processo de remoção de tatuagem a laser

Por| Editado por Luciana Zaramela | 11 de Julho de 2022 às 16h40

Link copiado!

LightFieldStudios/Envato
LightFieldStudios/Envato

Para remover tatuagem, o laser é considerado a tecnologia mais eficaz e com menos chance de efeitos colaterais. Mas você sabe como funciona o processo de remoção de tatuagem a laser? Entenda cada uma das etapas e os cuidados necessários.

Para fazer a remoção de tatuagem, os lasers "quebram" as cores do pigmento com um feixe de luz de alta intensidade. Na prática, o pigmento de tatuagem preto absorve todos os comprimentos de onda do laser, o que torna a cor mais fácil de tratar. Outras cores só podem ser tratadas por lasers selecionados com base na cor do pigmento.

A primeira coisa que o profissional faz, depois de proteger os olhos do paciente, é testar a reação da pele ao laser para determinar a energia mais eficaz no tratamento. O técnico então usa o laser para passar pulsos de luz intensa através das camadas superiores da pele, que serão absorvidas apenas pelo pigmento da tatuagem.

Continua após a publicidade

Isso quer dizer que as tatuagens menores exigem menos pulsos, por exemplo, mas mesmo as tatuagens menores exigem várias sessões. A quantidade necessária depende de uma série de fatores, como a idade, tamanho e cor da tatuagem, cor da pele e até a profundidade do pigmento.

Remoção de tatuagem a laser dói?

A remoção de tatuagens a laser é descrita como desconfortável, e existem profissionais que aplicam creme anestésico ou até mesmo injetam anestesia local. É comum também que o profissional indique a utilização de uma bolsa de gelo para acalmar a área tratada e aplique um creme ou pomada antibiótica e um curativo para proteger. Outro cuidado é aplicar protetor solar quando estiver ao ar livre.

Continua após a publicidade

O tratamento a laser geralmente é mais seguro do que muitos outros métodos de remoção de tatuagens, como excisão, dermoabrasão ou salabrasão, porque o tratamento a laser trata seletivamente o pigmento na tatuagem. E há muito poucos efeitos colaterais.

Remoção de tatuagem: antes e depois

É preciso entender que o local de remoção de tatuagem está em risco de infecção e existe o risco de ficar uma cicatriz permanente no local. Além disso, é improvável que a tatuagem seja completamente removida. Em muitos casos, certas cores podem ser removidas com mais eficácia do que outras. Para se ter uma noção, as tatuagens de cor azul ou preta respondem melhor ao tratamento a laser.

Continua após a publicidade

Um dos riscos da remoção de tatuagem a laser é a hipopigmentação, ou seja: a pele tratada fica mais pálida do que a pele ao redor. O irônico é que o oposto também pode acontecer, a hiperpigmentação, deixando a pele afetada mais escura do que o resto da pele.

Para garantir tratamento e cuidados adequados, os especialistas recomendam pesquisar bem e encontrar um cirurgião plástico confiável. No que diz respeito ao valor de uma remoção de tatuagem a laser, a Sociedade Brasileira de Dermatologia aponta em torno de R$ 1.500 a R$ 1.800 por sessão.

Fonte: Com informações de WebMD