Comer os alimentos certos pode ajudar a viver mais
Por Nathan Vieira • Editado por Luciana Zaramela |
Comer os alimentos certos pode ajudar uma pessoa a viver mais. A informação vem de um estudo publicado na revista científica JAMA Internal Medicine. Isso porque, segundo os pesquisadores, a alimentação saudável pode reduzir em quase 20% o risco de morte prematura.
- Comida vicia? Veja quais são os alimentos que mais provocam essa sensação
- Esta dieta pode evitar o risco de doenças neurodegenerativas em mulheres
O artigo aponta que o público concentrado em consumir mais grãos integrais, frutas, vegetais, nozes e legumes tem menos probabilidade de morrer de câncer, doenças cardiovasculares e doenças respiratórias e neurodegenerativas. "Temos muita flexibilidade em termos de criar nossos próprios padrões alimentares saudáveis que podem ser adaptados às preferências alimentares individuais, condições de saúde e culturas", afirmam os pesquisadores.
Para chegar a essa descoberta, os especialistas acompanharam os hábitos alimentares de quase 120 mil pessoas, ao longo de 36 anos. Na prática, os participantes preencheram questionários alimentares a cada quatro anos. Com isso, os pesquisadores pontuaram as pessoas referentes aos estilos de alimentação saudável recomendados pelos EUA.
Tendo em mente essa pontuação, as pessoas foram divididas em cinco grupos, do menor índice ao maior índice de adesão à dieta. Uma adesão de 25% ajudou a reduzir o risco de morte por doença cardiovascular em uma faixa de 6% a 13% e morte por câncer em 7% a 18%. Além disso, houve uma redução de até 7% no risco de morte por doenças neurodegenerativas. Mas o grande destaque fica por conta da redução da mortalidade por doenças respiratórias: 35% a 46%.
“Nunca é tarde demais para adotar padrões alimentares saudáveis, e os benefícios de uma dieta saudável podem ser substanciais em termos de redução do total de mortes prematuras e diferentes causas de morte prematura”, concluem os autores do estudo.
Não é de hoje que a ciência vem mostrando a importância de comer os alimentos certos: um estudo já revelou que uma dieta a base de plantas pode ser uma ótima aliada contra doenças do coração em todas as idades, principalmente em jovens adultos e mulheres mais velhas. Além disso, pesquisadores também já descobriram que alimentos muito gordurosos podem despertar Alzheimer, ansiedade e depressão.
Fonte: JAMA Internal Medicine via CNN Health