Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Comer os alimentos certos pode ajudar a viver mais

Por| Editado por Luciana Zaramela | 10 de Janeiro de 2023 às 14h00

Link copiado!

Bondarillia/Envato
Bondarillia/Envato

Comer os alimentos certos pode ajudar uma pessoa a viver mais. A informação vem de um estudo publicado na revista científica JAMA Internal Medicine. Isso porque, segundo os pesquisadores, a alimentação saudável pode reduzir em quase 20% o risco de morte prematura.

O artigo aponta que o público concentrado em consumir mais grãos integrais, frutas, vegetais, nozes e legumes tem menos probabilidade de morrer de câncer, doenças cardiovasculares e doenças respiratórias e neurodegenerativas. "Temos muita flexibilidade em termos de criar nossos próprios padrões alimentares saudáveis ​​que podem ser adaptados às preferências alimentares individuais, condições de saúde e culturas", afirmam os pesquisadores.

Para chegar a essa descoberta, os especialistas acompanharam os hábitos alimentares de quase 120 mil pessoas, ao longo de 36 anos. Na prática, os participantes preencheram questionários alimentares a cada quatro anos. Com isso, os pesquisadores pontuaram as pessoas referentes aos estilos de alimentação saudável recomendados pelos EUA.

Continua após a publicidade

Tendo em mente essa pontuação, as pessoas foram divididas em cinco grupos, do menor índice ao maior índice de adesão à dieta. Uma adesão de 25% ajudou a reduzir o risco de morte por doença cardiovascular em uma faixa de 6% a 13% e morte por câncer em 7% a 18%. Além disso, houve uma redução de até 7% no risco de morte por doenças neurodegenerativas. Mas o grande destaque fica por conta da redução da mortalidade por doenças respiratórias: 35% a 46%.

“Nunca é tarde demais para adotar padrões alimentares saudáveis, e os benefícios de uma dieta saudável podem ser substanciais em termos de redução do total de mortes prematuras e diferentes causas de morte prematura”, concluem os autores do estudo.

Não é de hoje que a ciência vem mostrando a importância de comer os alimentos certos: um estudo já revelou que uma dieta a base de plantas pode ser uma ótima aliada contra doenças do coração em todas as idades, principalmente em jovens adultos e mulheres mais velhas. Além disso, pesquisadores também já descobriram que alimentos muito gordurosos podem despertar Alzheimer, ansiedade e depressão.

Continua após a publicidade

Fonte: JAMA Internal Medicine via CNN Health