Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Com quantos dias posso fazer o teste de covid-19?

Por| Editado por Luciana Zaramela | 29 de Abril de 2022 às 08h30

Link copiado!

PolonioVideo/Envato Elements
PolonioVideo/Envato Elements

Para saber se você está ou não com covid-19, é possível optar por diferentes testes, como o RT-PCR, o de antígeno ou ainda o autoteste. No entanto, a precisão do exame para a infecção do coronavírus SARS-CoV-2 dependerá do dia em que foi testar. Caso contrário, o risco de falso negativo pode ser alto.

O ideal é contar os dias a partir do início dos sintomas da infecção pelo vírus da covid-19. Apesar das variações entre os exames, é possível considerar que o exame deve ser feito por volta do terceiro dia. Entre os principais sintomas da doença, estão:

  • Febre;
  • Tosse;
  • Dor de garganta;
  • Coriza;
  • Dor de cabeça;
  • Perdas olfativas e/ou gustativas;
  • Dores no corpo.
Continua após a publicidade

Em alguns casos, a pessoa também pode fazer o teste da covid-19 após entrar em contato com alguém que testou positivo para a infecção e teve o diagnóstico confirmado. Neste caso, a orientação é fazer a testagem no quinto dia da possível exposição.

Qual é o período ideal para fazer cada teste da covid?

RT-PCR

Continua após a publicidade

De forma geral, a realização do exame RT-PCR é indicada, preferencialmente, entre o terceiro e o quarto dia do início dos sintomas da covid. Segundo o Ministério da Saúde, quando o paciente está com síndrome gripal (SG) ou síndrome respiratória aguda grave (SRAG), é possível testar até o oitavo dia. Agora, pacientes graves e hospitalizados podem realizar a coleta até o décimo quarto dia.

É importante destacar que este exame é considerado o padrão ouro na detecção do coronavírus SARS-CoV-2. Em outras palavras, é a forma mais segura de atestar se um paciente está infectado (ou não).

Teste rápido de antígeno

Continua após a publicidade

Outra opção para quem deseja se testar, é o teste rápido de antígeno (TR-Ag). Normalmente, são mais eficientes na fase aguda da covid-19. Por isso, a coleta da amostra deve ser feita entre o primeiro e o sétimo dia do início dos sintomas da infecção.

Agora, pessoas que estão assintomáticas (sem sintomas), mas que tiveram contato com casos confirmados da covid-19, devem fazer o teste no quinto dia. É o momento mais recomendado, segundo a Saúde.

Autoteste

A última opção de teste da covid-19 é o autoteste. Neste caso, a pessoa deve fazer a coleta da amostra entre o primeiro e o sétimo dia do início dos sintomas. Em caso de contato com alguém infectado, a orientação é realizar a testagem no quinto dia.

Continua após a publicidade

Dependendo do autoteste, ele pode ter sensibilidade similar ao TR-Ag. No entanto, é utilizado apenas para a triagem e, por exemplo, não pode ser usado como atestado médico, já que a coleta não é feita e nem passa pela supervisão de um profissional de saúde.

Vale lembrar que, em casos graves, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) não recomenda o uso dos autotestes. "Não utilize o autoteste caso você apresente sintomas como falta de ar, baixos níveis de saturação de oxigênio (abaixo de 95%), cianose (cor azulada nas unhas, pele, lábios), letargia (sono profundo), confusão mental, sinais de desidratação", explica. Nessas circunstâncias, o paciente deve procurar imediatamento um serviço de saúde.

Fonte: Anvisa, Governo de Minas Gerais e Ministério da Saúde