Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Anvisa estende prazo de validade da vacina da Pfizer para mais um ano

Por| Editado por Luciana Zaramela | 28 de Abril de 2022 às 09h56

Link copiado!

_Tempus_/Envato
_Tempus_/Envato

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou, na quarta-feira (27), a prorrogação do prazo de validade da vacina ComiRNAty, desenvolvida pela farmacêutica norte-americana Pfizer. Agora, os lotes já importados e distribuídos ganharão mais um ano de validade. A medida vale tanto para as doses voltadas para os adultos quanto para as crianças.

"A aprovação excepcional para ampliar a validade dos lotes já distribuídos baseia-se na aprovação da petição de ampliação do prazo de validade já aprovada pela Gerência de Produtos Biológicos", explica a Anvisa, em nota. A decisão foi embasada na Resolução – RE 1.231, de 14 de abril de 2022, publicada no Diário Oficial da União (DOU).

Continua após a publicidade

Vacina da Pfizer com novo prazo de validade

"A aprovação permite ainda que a empresa continue a importar lotes da vacina ComiRNAty que estejam com prazo de validade inferior a 12 meses impresso na embalagem e aplique o prazo de validade de 12 meses aprovado pela Anvisa", explica a agência. Dessa forma, a possibilidade de fornecimento do imunizante cresce.

Na pandemia da covid-19, medidas como esta já foram adotadas para outros imunizantes, como a fórmula da Janssen (Johnson & Johnson). Com isso, é esperado que a disponibilidade de vacinas se mantenha alta para a população brasileira.

Fonte: Anvisa