Publicidade

Cobra produz veneno suficiente para matar 400 pessoas

Por  • Editado por Luciana Zaramela | 

Compartilhe:
Bernard DUPONT/Wikimedia Commons
Bernard DUPONT/Wikimedia Commons

Sabemos que algumas espécies de cobras estão entre os animais mais venenosos do mundo, e agora uma taipan-costeira (Oxyuranus scutellatus) do Australian Reptile Park quebrou o recorde mundial de maior quantidade de veneno produzido de uma só vez.

Na ocasião, a cobra chamada Cyclone ejetou mais de 5,2 gramas de veneno — o equivalente a três vezes a quantidade média produzida por uma cobra da espécie. É o suficiente para matar simplesmente 400 humanos.

Conforme diz a publicação do Australian Reptile Park, o recorde anterior pertencia a outra cobra chamada Whiplash, da mesma espécie que a Cyclone. Na ocasião (em 2022), Whiplash liberou 4,9 gramas de veneno.

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

A ideia é que essa quantidade de veneno expelida pela Cyclone possa salvar a vida de alguém um dia, afinal, a substância é utilizada justamente para gerar o soro antiofídico.

Taipan-costeira

As taipans-costeiras costumam habitar regiões costeiras no norte e leste da Austrália e crescem até 2 metros de comprimento.

Fisicamente, a espécie é conhecida por uma cabeça retangular com um focinho claro e grandes olhos castanho-alaranjados. Seus corpos variam em cor de amarelo a marrom-avermelhado, marrom escuro e quase preto.

Veja o vídeo em que a Cyclone expele a quantidade recorde de veneno.

Já em questão de comportamento, essa espécie é conhecida por sua agressividade. As mordidas causam mortes todos os anos — diferente de outras espécies que, apesar do veneno, acabam não representando tanto perigo aos humanos por causa de um comportamento menos agressivo e mais concentrado na fuga.

Qual a cobra mais venenosa do mundo?

Continua após a publicidade

Dito isso, quem é a cobra mais venenosa do mundo? O título pertence à taipan-ocidental (Oxyuranus microlepidotus), cuja substância paralisa o sistema nervoso da vítima e coagula o sangue, bloqueando os vasos sanguíneos. Apenas 110 mg de veneno já é suficiente para matar mais de 100 pessoas ou 250 mil ratos.

Fonte: Australian Reptile Park

Seu resumo inteligente do mundo tech!Assine a newsletter do Canaltech e receba notícias e reviews sobre tecnologia em primeira mão.
*E-mail
*