Cientistas revelam como podemos rejuvenescer sistemas imunológicos idosos

Por| Editado por Luciana Zaramela | 25 de Abril de 2022 às 15h15

Unsplash

Em uma pesquisa de março deste ano, cientistas acreditam ter encontrado os motivos do enfraquecimento do sistema imune conforme envelhecemos — e que acaba nos deixando mais suscetíveis a patógenos oportunistas. Com a descoberta, há a possibilidade de rejuvenescer o sistema imunológico de pacientes, especialmente frente a problemas como a covid-19 e a gripe comum.

O estudo, que lida principalmente com as células T do sistema imunológico foi publicado no periódico científico Nature Aging, e seu autor principal foi Michael Demetriou, professor de neurologia da University of California (UCI) School of Medicine.

Detalhes do estudo

As células T estão entre as mais importantes do nosso corpo, que coordenam a resposta imune destruindo patógenos invasores ou sinalizando a outros organismos celulares do sistema imune para que façam esse trabalho. Bem, à medida que envelhecemos, as células T vão ficando mais fracas, deixando toda a função imunológica do corpo enfraquecida, nos deixando vulneráveis a doenças que antes teriam efeitos moderados.

É por isso que a covid e a gripe afetam as populações com mais de 65 anos com mais severidade, por exemplo. Uma das causas do enfraquecimento das células T é a ramificação da glicolisação tipo N (ou dos N-glicanos). Nesse processo, os carboidratos complexos, chamados glicanos — e que são ligados a proteínas — têm um papel importante, e quando eles são remodelados, os resultados são dramáticos.

Os cientistas, então, analisaram ratos de laboratório e células T humanas enquanto envelheciam, descobrindo que glicanos remodelados aumentavam em número nas células imunes críticas ao funcionamento do sistema imunológico e o enfraqueciam. Aparentemente, isso ocorre devido a um aumento no metabólito N-acetilglucosamina e a atividade de uma citocina chamada interleucina 7 — com um efeito mais pronunciado em fêmeas do que em machos.

Quando as células humanas foram tratadas com proteínas que inibiam as ramificações, houve uma melhorra na ativação e proliferação das células T, sugerindo que a ramificação dos N-glicanos é deficiente na inibição desse tipo de célula — e que o processo pode ser revertido. Demetriou afirma que a reversão da elevação na ramificação de glicanos rejuvenesceu as funções das células T em ratinhos e em células humanas, reduzindo a severidade da infecção pela bactéria salmonela em ratas idosas.

Isso sugere um potencial para novos tratamentos terapêuticos de revitalização de células T idosas, como a alteração de glicanos ramificados ou da elevação no soro de N-acetilglucosamina e sinalização de interleucina 7 causados pela idade, segundo os cientistas.

Parece complicado, não é? Mas, de forma resumida, isso quer dizer que terapias para melhorar o sistema imune de idosos frente a patógenos podem ser desenvolvidas — direcionadas a recortes de sexo, especialmente para as mulheres —, mas os pesquisadores ainda precisam identificar se tratamentos envolvendo células T podem ser viáveis em um ambiente que não seja laboratorial, como em hospitais ou em contextos domésticos.

Fonte: Nature Aging