Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Cientistas relatam caso raro de doença neurológica após vacina da AstraZeneca

Por| Editado por Luciana Zaramela | 24 de Junho de 2021 às 08h30

Link copiado!

Raman Oza/Pixabay
Raman Oza/Pixabay

Dois estudos diferentes trouxeram casos de uma doença neurológica rara chamada síndrome de Guillain-Barré, após vacinação contra COVID-19.

Ao todo, sete casos foram relatados em um centro médico regional em Kerala, Índia, onde aproximadamente 1,2 milhão de pessoas foram vacinadas com o imunizante da AstraZeneca. Enquanto isso, quatro casos foram relatados em Nottingham, Inglaterra, em uma área na qual aproximadamente 700 mil pessoas receberam a mesma vacina.

Continua após a publicidade

Nessa doença, o sistema imunológico ataca os nervos. Os sintomas começam com fraqueza e formigamento nos pés e nas pernas que se espalham para a parte superior do corpo, mas pode ocorrer até mesmo paralisia. Diante disso, os pacientes costumam procurar fisioterapia.

A frequência da síndrome de Guillain-Barré nessas áreas foi estimada em até 10 vezes maior do que o esperado. Os estudos apontam que ela pode ocorrer "devido a uma resposta imunológica de reatividade cruzada à proteína spike do SARS-CoV-2 e aos componentes do sistema imunológico periférico".

Perguntando pelo Canaltech sobre qual a relação da tecnologia de adenovírus utilizada nas vacinas da AstraZeneca e da Janssen com a síndrome, o fundador e ex-presidente da Anvisa, Gonzalo Vecina Neto, opina: "Não dá para saber. Essa é a verdade. É uma boa hipótese, mas precisa de confirmação. Está tendo, mas ainda não sabemos o porquê. Por isso, é preciso investigar".

Os autores de ambos os artigos enfatizam que os médicos devem estar vigilantes na busca por essa síndrome neurológica rara após a administração das vacinas COVID-19. Os dois estudos completos podem ser acessados aqui e aqui

Continua após a publicidade

Fonte: Medical Xpress