Publicidade

Cientistas regeneram cartilagem do joelho através de sinais elétricos

Por  • Editado por Luciana Zaramela | 

Compartilhe:
RossHelen/Envato
RossHelen/Envato

Pesquisadores da Universidade de Connecticut (EUA) conseguiram regenerar a cartilagem do joelho com o auxílio de sinais elétricos. Para o estudo, publicado na revista Science Translational Medicine na última quarta-feira (12), a equipe realizou testes em um coelho.

Para regenerar a cartilagem, os cientistas usaram um material de nanofibras de ácido poli-L lático (PLLA), um polímero biodegradável que costuma servir para costurar feridas cirúrgicas. Na prática, esse material apresenta uma propriedade chamada piezoeletricidade: quando pressionado, é capaz de produzir uma corrente elétrica. Segundo os autores do artigo, essa característica faz parte do próprio corpo humano, e está presente nos ossos, cartilagens, colágeno, DNA e até mesmo em várias proteínas.

A ideia é que o simples movimento de uma articulação (como em uma caminhada) possa desencadear essa corrente elétrica, que por sua vez incentiva as células a crescerem na cartilagem.

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

Os testes com o coelho renderam resultados satisfatórios, uma vez que a cartilagem se regenerou por completo depois que o animal foi levado a se exercitar em uma esteira. O estudo deve continuar, explorando animais cada vez maiores, com tamanho e peso mais próximos de um ser humano. Os pesquisadores também pretendem testar a invenção em animais mais velhos, considerando que a artrite é uma doença muito relacionada à idade avançada.

Fonte: Science Translational Medicine

Seu resumo inteligente do mundo tech!Assine a newsletter do Canaltech e receba notícias e reviews sobre tecnologia em primeira mão.
*E-mail
*