Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Cientistas editam fígado geneticamente para reduzir colesterol

Por| Editado por Luciana Zaramela | 13 de Julho de 2022 às 10h05

Link copiado!

julien Tromeur/Unsplash
julien Tromeur/Unsplash

Cientistas do Massachusetts Institute of Technology (MIT) editaram um fígado geneticamente para reduzir a produção de colesterol, conforme descreve um relatório publicado pelo MIT Technology Review na última terça-feira (12).

O estudo aconteceu com um paciente na Nova Zelândia, que recebeu uma injeção apelidada de VERVE-101. A ideia é que essas edições genéticas reduzam permanentemente os níveis de colesterol LDL, uma molécula gordurosa que em níveis excessivos pode entupir as artérias.

Os autores do estudo explicam que o VERVE-101 se trata de um medicamento de edição de genes de primeira classe projetado para fazer uma única alteração no DNA do fígado para desativar permanentemente um gene causador de doenças. Se for seguro e eficaz, pode ajudar a evitar ataques cardíacos, por exemplo.

Continua após a publicidade

Se o experimento funcionar, pode sinalizar um uso muito mais amplo da edição de genes para evitar condições comuns. Grandes faixas da população mundial têm LDL muito alto, e é difícil a tarefa de controlá-lo. Os pesquisadores envolvidos acreditam que reduzir o LDL de forma agressiva e mantê-lo baixo ao longo da vida pode essencialmente impedir a morte por doenças cardiovasculares.

Depois desse primeiro teste em humanos, a ideia agora é inscrever cerca de 40 pacientes adultos com hipercolesterolemia familiar heterozigótica (HefH), uma doença genética hereditária que causa níveis perigosamente elevados de colesterol, para avaliar a segurança e tolerabilidade da injeção capaz de editar os genes do fígado.

Fonte: MIT Technology Review via Futurism