Publicidade

Cientistas dizem ter descoberto como a poluição causa câncer de pulmão

Por| Editado por Luciana Zaramela | 12 de Setembro de 2022 às 12h06

Link copiado!

Domínio Público/Pixabay
Domínio Público/Pixabay

No último sábado (10), cientistas do Francis Crick Institute (Reino Unido) apresentaram um artigo no congresso ESMO, apontando como a poluição do ar pode causar câncer de pulmão em pessoas que nunca fumaram. A pesquisa descobriu que a exposição a determinadas partículas no ar promove o crescimento de células nos pulmões que carregam mutações causadoras de câncer.

Para chegar a essa informação, os cientistas examinaram dados de mais de 400 mil pessoas. Eles especulam que a poluição do ar pode promover o crescimento de células portadoras de mutações causadoras de câncer em outras partes do corpo.

Embora fumar continue sendo o maior fator de risco para câncer de pulmão, a poluição do ar causa cerca de 1 em cada 10 casos de câncer de pulmão no Reino Unido, conforme estimaram os pesquisadores. Outra projeção feita por eles é que 6 mil pessoas que nunca fumaram morrem de câncer de pulmão todos os anos no Reino Unido.

Continua após a publicidade

O grupo investigou a teoria de que partículas de uma substância chamada PM2,5 causa uma inflamação nos pulmões, o que pode levar ao câncer. A inflamação desperta células normalmente inativas nos pulmões que carregam mutações causadoras de tumores malignos. A combinação de mutações causadoras de câncer e inflamação pode fazer com que essas células cresçam descontroladamente, formando massas tumorais.

Para o estudo, a equipe expôs camundongos à poluição do ar em níveis normalmente encontrados nas cidades. Eles descobriram que os cânceres eram mais propensos a começar a partir de células portadoras de mutações, em comparação com os camundongos não expostos à poluição do ar. Além disso, bloquear uma molécula chamada IL-1β, que normalmente causa inflamação e é liberada em resposta à exposição ao PM2,5, impediu a formação de câncer nesses camundongos.

“A poluição do ar precisa acordar as células certas, no momento certo, para que o câncer de pulmão comece e cresça. O mecanismo que identificamos pode explicar por que há um risco aumentado de câncer devido à poluição do ar, mas o risco é muito menor em comparação com o tabagismo, que altera o DNA diretamente", apontam os pesquisadores.

Continua após a publicidade

Fonte: The Francis Crick Institute