Publicidade

Casos de câncer de pulmão em quem nunca fumou estão aumentando 

Por| Editado por Luciana Zaramela | 09 de Setembro de 2021 às 09h50

Link copiado!

 Robina Weermeijer / Unsplash
Robina Weermeijer / Unsplash

Enquanto os fumantes ou ex-fumantes respondem pela maioria dos cânceres de pulmão, os que nunca fumaram são responsáveis ​​por 10% a 25% dos casos em todo o mundo. Mas essa proporção está crescendo à medida que o hábito de fumar diminui, e um recente estudo identificou assinaturas genéticas únicas de câncer de pulmão em pessoas que nunca fumaram. 

Para o novo artigo, pesquisadores do Instituto Nacional do Câncer e outros colaboradores realizaram o sequenciamento de genes inteiros em tumores de 232 pacientes com câncer de pulmão que nunca fumaram e cuja exposição a fatores de risco era desconhecida. Com isso, eles identificaram três subtipos genéticos: leve, moderado e grave.

O subtipo leve conta com poucas mutações e é menos agressivo, responsável ​​por cerca de metade dos tumores estudados, num desenvolvimento mais lento do que os outros subtipos. O tumor moderado representa um terço dos tumores e teve períodos de latência de cerca de três meses e meio. Já os tumores graves eram os mais agressivos e mais semelhantes ao câncer de pulmão entre os fumantes, dominados por mutações de duplicação de genes inteiros, que criam múltiplas cópias instáveis ​​de um gene. Esses tumores tiveram períodos de latência mediana de apenas um mês e representaram um quinto da amostragem estudada.

Continua após a publicidade

A equipe descobriu que os sinais genéticos apontam para um papel das células-tronco no subtipo leve. As mutações que existem nesses tumores costumam estar relacionadas a genes que regulam as células-tronco. Nesse caso, os tratamentos agressivos estabelecidos não funcionarão com células-tronco no subtipo mais leve. 

Os pesquisadores têm mais experimentos pela frente para confirmar a relação com as células-tronco e outros fatores potenciais causadores do câncer de pulmão em pessoas que nunca fumaram. O objetivo da equipe é realizar o sequenciamento de genes inteiros em 2.000 amostras de pacientes com câncer de pulmão que nunca fumaram. O estudo pode ser acessado aqui.

Fonte: Stat News