Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Cientistas descobrem região do cérebro feminino que responde a estímulos sexuais

Por| Editado por Luciana Zaramela | 21 de Dezembro de 2021 às 14h28

Link copiado!

microgen/envato
microgen/envato

Em um estudo publicado na revista científica Journal of Neuroscience, cientistas descrevem a descoberta da região do cérebro feminino que responde a estímulos sexuais. O estudo contou com a participação de 25 mulheres, que foram estimuladas sexualmente com um dispositivo enquanto as pesquisadoras analisavam a atividade cerebral por meio de ressonância magnética.

A ciência já sabia que quem responde a esses estímulos é o sistema somatossensorial, uma complexa estrutura de neurônios sensoriais e vias neurais. No entanto, ainda não se sabia a região exata que responde diretamente ao estímulo genital.

Ao fazer a análise pela ressonância magnética, a pesquisa observou as diferenças e semelhanças nas respostas cerebral das participantes ao estímulo do clítoris.

Continua após a publicidade

Todos os casos apontaram uma região dentro da parede lateral do córtex somatossensorial. O estudo notou também que a área fica mais espessa nas pessoas que relataram uma vida sexual ativa nos últimos 12 meses.

A equipe de pesquisadores espera que as descobertas possam contribuir para a pesquisa sobre disfunção sexual, auxiliando na criação de novas terapias. “O conhecimento da localização precisa e variação estrutural do campo genital possibilita a implementação de estudos clínicos que podem beneficiar mulheres que sofreram abuso sexual", aponta o estudo.

"Esse conhecimento será importante para entender as consequências do abuso sexual em nível cerebral. Com base nesse entendimento, podemos desenvolver novas maneiras que ajudem a reverter as consequências e, assim, aliviar o sofrimento e promover a saúde das mulheres", conclui.

Continua após a publicidade

Fonte: Journal of Neuroscience