Publicidade

Cientistas descobrem molécula que bloqueia envelhecimento e demência em ratos

Por  | 

Compartilhe:
 alpay tonga/Unsplash
alpay tonga/Unsplash

Um novo estudo da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) em colaboração com a Universidade de São Paulo (USP). mostrou uma molécula capaz de reverter o déficit cognitivo associado ao envelhecimento e ao Alzheimer. As descobertas foram publicadas na prestigiada revista Aging Cell e giram em torno da hevina, também conhecida como SPARCL-1.

A SPARCL-1 é uma glicoproteína naturalmente produzida pelos astrócitos, células do cérebro que dão suporte aos neurônios. O estudo mostrou que, ao aumentar a produção de hevina em camundongos idosos e com Alzheimer induzido, houve melhora nas conexões sinápticas e no desempenho cognitivo de ratos.

Enquanto isso, testes comportamentais indicaram avanços em memória e aprendizagem, mesmo sem redução nas placas de beta-amiloide, características de Alzheimer. Isso sugere que a hevina atua por mecanismos distintos dos tratamentos tradicionais, reforçando a hipótese de que as placas não são a causa primária da doença.

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

A descoberta também destaca o papel central dos astrócitos no funcionamento cerebral (e não só dos neurônios, como se pensava anteriormente). 

Embora o tratamento ainda esteja em fase experimental e restrito a modelos animais, a hevina abre caminho para o desenvolvimento de novos medicamentos capazes de proteger o cérebro do envelhecimento e das demências. 

Ainda assim, os próprios pesquisadores reconhecem que existe um longo caminho até que uma molécula envolvida no processo de reversão do envelhecimento se torne um fármaco, principalmente porque é necessário encontrar uma forma de fazer com que o composto ultrapasse a barreira hematoencefálica (protetora do cérebro).

Leia também:

VÍDEO | SINAIS DE ALZHEIMER PODEM ESTAR NA FORMA COMO CONVERSAMOS

Continua após a publicidade

Fonte: Agência Fapesp

Seu resumo inteligente do mundo tech!Assine a newsletter do Canaltech e receba notícias e reviews sobre tecnologia em primeira mão.
*E-mail
*