Cientistas descobrem como o cérebro "processa" a gordura visceral

Por| Editado por Luciana Zaramela | 25 de Agosto de 2021 às 09h40

microgen/envato

Uma equipe de cientistas portugueses fez uma descoberta sobre a forma como o cérebro controla, queima e regula o tecido adiposo visceral que envolve os nossos órgãos.

Os cientistas pensavam que o sistema nervoso e o sistema imunológico colaboravam para controlar a gordura visceral, com base nos sinais de que os dois sistemas se comunicavam para controlar o tecido adiposo ao redor dos pulmões. No entanto, não havia essa comunicação para outros órgãos.

Agora, em um experimento com camundongos, os cientistas identificaram as regiões cerebrais específicas responsáveis ​​pelo controle da gordura visceral e descobriram um intermediário celular que traduz os sinais neurais e faz a regulagem ativa. Esse intermediário recebe instruções originadas principalmente de uma região do cérebro chamada hipotálamo.

“É como se as células neurais e imunológicas não falassem a mesma língua e esse intermediário servisse de intérprete”, apontaram os pesquisadores. No entanto, a pesquisa ainda é muito preliminar. Por isso, os pesquisadores esperam que o estudo ganhe novos passos, até ser traduzido para humanos e outros mamíferos. Vale ressaltar que a pesquisa completa pode ser encontrada na revista científica Nature.

Fonte: Futurism