Cientistas descobrem como o cérebro "processa" a gordura visceral
Por Nathan Vieira • Editado por Luciana Zaramela |

Uma equipe de cientistas portugueses fez uma descoberta sobre a forma como o cérebro controla, queima e regula o tecido adiposo visceral que envolve os nossos órgãos.
- Cientistas revertem perda de memória em ratos (e isso é ótimo para nós, humanos)
- Edição genética prolonga a vida de camundongos; e planejam fazê-la em humanos
- Experimento com ratos reverte envelhecimento cerebral
Os cientistas pensavam que o sistema nervoso e o sistema imunológico colaboravam para controlar a gordura visceral, com base nos sinais de que os dois sistemas se comunicavam para controlar o tecido adiposo ao redor dos pulmões. No entanto, não havia essa comunicação para outros órgãos.
Agora, em um experimento com camundongos, os cientistas identificaram as regiões cerebrais específicas responsáveis pelo controle da gordura visceral e descobriram um intermediário celular que traduz os sinais neurais e faz a regulagem ativa. Esse intermediário recebe instruções originadas principalmente de uma região do cérebro chamada hipotálamo.
“É como se as células neurais e imunológicas não falassem a mesma língua e esse intermediário servisse de intérprete”, apontaram os pesquisadores. No entanto, a pesquisa ainda é muito preliminar. Por isso, os pesquisadores esperam que o estudo ganhe novos passos, até ser traduzido para humanos e outros mamíferos. Vale ressaltar que a pesquisa completa pode ser encontrada na revista científica Nature.
Fonte: Futurism