Cientistas criam software de IA que identifica hemorragia cerebral com rapidez
Por Natalie Rosa |
A inteligência artificial já atua na medicina no diagnóstico de imagem, detectando, por exemplo, hemorragias cerebrais, rompimento de vasos sanguíneos, entre outros detalhes que podem trazer graves danos à saúde. Pensando em aprimorar essa tecnologia e acelerar o processo, uma equipe de cientistas da Universidade da Califórnia, em São Francisco, está desenvolvendo um programa inteligente capaz de interpretar imagens de tomografias computadorizadas e com ainda mais rapidez.
De acordo com Ester Yuh, principal pesquisadora do estudo, quando um paciente chega ao hospital com sintomas de danos cerebrais, como concussão ou tontura, a medida indicada seria fazer uma tomografia computadorizada da cabeça. No entanto, é um pouco difícil para os médicos e cirurgiões fazerem a identificação de uma pequena área de sangramento em imagens em preto e branco.
É aí que o software desenvolvido pelos pesquisadores, chamado PatchFCN, passa a se tornar a melhor decisão para o diagnóstico. O programa foi treinado com a ajuda de cerca de 4.400 exames de tomografia, todos com as respostas já conhecidas. Então, outras 200 imagens foram selecionadas de forma aleatória para que o software fizesse o teste, resultando em respostas parecidas a de quatro radiologistas.
Segundo Yuh, o PatchFCN será usado inicialmente para que os médicos possam economizar tempo, mas que a análise final ainda precisaria ser feita por um humano. Antes que o plano se torne algo real, os cientistas pretendem validar a tecnologia em uma clínica real para que o software tenha a sua performance aprimorada.
Fonte: NewScientist