Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Cientistas criam dispositivo vestível capaz de escanear cérebro

Por| Editado por Luciana Zaramela | 13 de Outubro de 2021 às 16h32

Link copiado!

iLexx/Envato Elements
iLexx/Envato Elements

Por enquanto, a forma de escanear o cérebro envolve aquele famoso (e temido pelos claustrofóbicos) tubo de ressonância magnética. No entanto, pesquisadores do Penn State College of Engineering vem desenvolvendo um protótipo que pode funcionar como um método alternativo para fazer uma varredura cerebral com um dispositivo que pode ser encaixado na cabeça.

Basicamente, o objetivo desse dispositivo é avançar no diagnóstico e tratamento de problemas neurológicos por meio de testes acessíveis. Para isso, a invenção conta com uma tecnologia híbrida que usa luz e som, enviando pulsos de laser para o cérebro, gerando um calor inofensivo que se converte em ondas ultrassônicas, detectáveis por um sensor ultrassom. Já os raios de luz são absorvidos naturalmente pelos vasos sanguíneos, o que os torna visíveis em um monitor. 

A ideia é que o dispositivo seja capaz de visualizar o córtex cerebral do cérebro — relacionado com a percepção, consciência, memória, linguagem — e fornecer imagens em tempo real enquanto o paciente realiza tarefas ou responde perguntas.

Continua após a publicidade

 Assim que os pesquisadores tiverem um protótipo do sensor cerebral, o próximo passo é testar sua função e suas capacidades, o que deve contar com a participação de pesquisadores da Duke University (EUA). A nova tecnologia também deve ser usada para detectar lesões cerebrais ou distúrbios de desenvolvimento em crianças e pacientes adultos.

Fonte: Science Blog