Como o cérebro reage quando se sente observado... por robôs?
Por Nathan Vieira • Editado por Luciana Zaramela |

Você já se sentiu observado? A sensação é ligeiramente desconfortável, ou bastante, dependendo do contexto. No entanto, pesquisadores apontam, em um novo estudo, que isso ocorre até mesmo quando os olhos direcionados não são humanos, mas sim... robóticos.
- Pareidolia: por que enxergamos "rostos" nas coisas?
- O que é Efeito Thatcher e por que ele dá um verdadeiro nó no nosso cérebro?
- Você enxerga o mesmo azul que eu? É assim que o cérebro processa as cores
Basicamente, os cientistas criaram um experimento em que as pessoas jogavam contra um robô. Se o robô olhava para os jogadores humanos durante a sessão, isso acabava afetando o comportamento e a estratégia dos participantes no jogo, uma mudança que podia ser percebida nas medidas de sua atividade neural registradas por eletroencefalograma.
Segundo os pesquisadores, se o robô olhar para você durante o momento em que você precisa tomar uma decisão sobre o próximo movimento, terá mais dificuldade em tomar sua decisão. Além disso, o cérebro precisará empregar processos mais difíceis para tentar ignorar o olhar do robô.
Os resultados do experimento mostraram que o olhar do robô não influenciou as escolhas dos jogadores, mas fez com que seu tempo de resposta aumentasse ligeiramente, com os participantes geralmente respondendo mais rápido no jogo quando o robô desviava o olhar.
De acordo com os pesquisadores, essa mudança no comportamento do jogador correspondeu a uma mudança na atividade neural chamada atividade alfa sincronizada, que consiste em um padrão de ondas cerebrais anteriormente associado à supressão da atenção. O estudo completo pode ser acessado aqui.
Fonte: Science Alert