/i539509.jpeg)
Cientistas criam chiclete que neutraliza coronavírus
E se o mais novo aliado na luta contra a covid-19 fosse um... chiclete? Em um recente estudo, pesquisadores da University of Pennsylvania misturaram um chiclete a uma proteína chamada ACE2, o que resultou na redução da carga viral na saliva, impedindo assim a transmissão do coronavírus. O artigo foi publicado na revista Molecular Therapy.
- 6 itens do dia a dia que podem te proteger da COVID-19
- Made in Brazil: empresa cria papel capaz de inativar o coronavírus
Os pesquisadores estudavam a proteína ACE2 para tratar hipertensão, e cultivavam-na em laboratório. E como já é sabido no meio científico que o receptor para ACE2 em células humanas também se liga à proteína spike do SARS-CoV-2, e que injeções de ACE2 podem reduzir a carga viral em pessoas com infecções graves, eles resolveram testá-la em forma de goma de mascar.
Para testar o chiclete, a equipe cultivou ACE2 em plantas com outro composto que permite que a proteína atravesse as barreiras da mucosa e facilite a ligação. Posteriormente, incorporaram o material vegetal em chicletes com sabor de canela. Depois de expor a goma a amostras de saliva de pacientes que testaram positivo para covid-19, os cientistas comprovaram que a guloseima com ACE2 conseguiu neutralizar o SARS-CoV-2.

Segundo o artigo, o chiclete evitou em grande parte que as partículas virais entrassem nas células, seja bloqueando o receptor ACE2 nas células ou ligando-se diretamente à proteína spike. Atualmente, a equipe pretende avaliar se a abordagem é segura e eficaz quando testada em pessoas infectadas com covid-19.
Fonte: Molecular Therapy
Gostou dessa matéria?
Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.