Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Cientistas criam células sintéticas com auxílio de bactérias

Por| Editado por Luciana Zaramela | 19 de Setembro de 2022 às 18h28

Link copiado!

maxxyustas/envato
maxxyustas/envato

Em estudo publicado na revista Nature na última quarta-feira (14), pesquisadores da University of Bristol (Reino Unido) narraram um grande passo à frente na biologia ao projetar uma célula sintética capaz de desempenhar várias funções-chave de uma célula viva, incluindo a geração de energia e a expressão de genes.

A célula artificialmente construída chegou a mudar de uma forma de esfera para uma forma mais natural de ameba nas primeiras 48 horas de 'vida'. Para isso, os pesquisadores usaram duas colônias bacterianas: Escherichia coli e Pseudomonas aeruginosa.

Essas duas bactérias foram misturadas com microgotas vazias em um líquido viscoso. Uma população foi capturada dentro das gotículas e a outra foi aprisionada na superfície das gotículas. Os cientistas então romperam as membranas das bactérias banhando as colônias em uma enzima chamada lisozima.

Continua após a publicidade

As bactérias derramaram seu conteúdo, que foi capturado pelas gotículas para criar protocélulas revestidas por membrana. O grupo então se concentrou em demonstrar que as células eram capazes de processamentos complexos, como a produção de moléculas de armazenamento de energia.

A ideia é que essa tecnologia ajude, no futuro, a fabricar módulos complexos para desenvolvimento nas áreas de diagnóstico e terapêutica da biologia sintética, bem como na biofabricação e biotecnologia em geral.

Células artificiais podem ser programadas para fotossintetizar como bactérias roxas ou gerar energia a partir de produtos químicos. A ciência ainda tem alguns degraus a galgar até que se domine a produção dessas células sintéticas.

Continua após a publicidade

Fonte: Nature via Science Alert