Melhores aplicativos para acompanhar seu ciclo menstrual

Melhores aplicativos para acompanhar seu ciclo menstrual

Por Guadalupe Carniel | 28 de Janeiro de 2021 às 13h14
Flo (Divulgação)

Com a correria, às vezes fica difícil cuidar da saúde e se esquecer de tomar seu anticoncepcional. Também fica fácil se perder no seu ciclo menstrual ou ficar perdida quando vai ao médico e ele pergunta sua data da última menstruação. Para facilitar esta tarefa, listamos os melhores aplicativos para acompanhar seu ciclo menstrual.

Clue (Android | iOS)

O Clue é um dos aplicativos mais conhecidos do mundo para monitoramento de ciclo menstrual. É um aplicativo bastante intuitivo e, ao configurar ele faz algumas perguntas básicas para poder começar a criar o seu banco de dados. Com base nisso, o aplicativo indica quando serão os próximos três ciclos.

Nas configurações é possível ainda monitorar sintomas mais frequentes, dores, emoções, sexo, como está se sentindo metal e socialmente.

Quer ficar por dentro das melhores notícias de tecnologia do dia? Acesse e se inscreva no nosso novo canal no youtube, o Canaltech News. Todos os dias um resumo das principais notícias do mundo tech para você!

Além disso, ele permite colocar lembretes para tomar pilulas, quando será período fértil, alerta da próxima menstruação e ovulação.

Existe também uma versão premium, com conteúdos exclusivos escritos por especialistas sobre a saúde da mulher. Nesta versão, é possível ver quais serão os próximos seis ciclos.

O Clue é um aplicativo alemão e dos mais conhecidos no mundo (Imagem: Guadalupe Carniel/Captura de tela)

Flo (Android | iOS)

Ao entrar no Flo, o aplicativo quer saber especificamente qual a finalidade do uso dele, se é para controlar o ciclo, engravidar ou se a usuária já está grávida e quer monitorar este período. Entre os recursos disponíveis estão gráficos e relatórios que monitoram além do ciclo, peso, atividades físicas, sono, quantidade de água ingerida e a dieta, sendo que essas atividades podem ser sincronizadas com o Google Fit e outros apps para bem-estar.

Conta com lembretes para o período menstrual e alertas para tomar anticoncepcionais.

Uma das partes mais interessantes do aplicativo se chama “Papo Privado”, uma aba com temas que são discutidos pelas usuárias e que funciona como uma rede social, com comentários, postagens, enquetes e curtidas.

Tem também textos informativos sobre saúde e ainda conta com cursos, disponíveis apenas em inglês. O Flo possui uma versão paga R$19,58/mês, porém é possível fazer uso da versão teste por 30 dias.

O Flo além de ser um aplicativo, conta com uma rede social interna (Imagem: Guadalupe Carniel/Captura de tela)

Calendário do Período (Android)

O Calendário do Período funciona como um diário: a usuária marca os dados, como dias que esteve menstruada e sintomas. Além disso, pode-se anotar peso, como estava o humor, temperatura, informações gerais, atividade sexual e medicamentos. Com base nisso, o aplicativo monta um gráfico e estatísticas com as informações do ciclo menstrual e apresenta um calendário com contagem regressiva até o próximo ciclo, ovulação e período fértil.

Possui menos informações em relação aos dois primeiros, mas é bem funcional. Além disso, também conta com alertas do ciclo para personalizar e lembretes de anticoncepcional.

O Calendário Diário funciona como uma espécie de agenda (Imagem: Guadalupe Carniel/Captura de tela)

Meu Calendário (Android | iOS)

No aplicativo Meu Calendário, ao abrir, aparecem quantos dias faltam para a próxima menstruação, que dia será e o período fértil. Assim como os demais, possui calendário em que a usuária pode anotar diversas coisas além do ciclo menstrual, como pílula, sexo, sintomas, emoções, peso e, mesmo usar um bloco de notas para escrever.

Nos registros apresenta apenas as informações de duração do ciclo e da menstruação, mas conta com uma parte de previsões mais completa que os demais, já que ele calcula mais de um ano à frente do ciclo atual.

Aplicativo Meu Calendário (Imagem: Guadalupe Carniel/Captura de tela)

Maia (Android | iOS)

Assim como o Flo, o app Maia quer saber qual a finalidade do uso, se é para engravidar, evitar gravidez ou apenas para monitorar o ciclo menstrual. O seu layout é um dos mais interessantes e ele conta com basicamente as mesmas funcionalidades que os demais, como estatísticas de ciclo, lembretes e notas. Porém, suas funções contam com mais recursos. Como o caso do bloco de notas diário, além de dores relacionadas ao período menstrual, atividades sexuais ou físicas, é possível anotar até outros sintomas como pressão arterial, insônia, febre e perda de peso. Ainda há dicas diárias sobre saúde.

Na versão premium, não há publicidades (elas aparecem no rodapé das tela, o que não chega a ser um problema ao usá-lo), há outros templates e apoio de especialistas. O valor é R$3,19 por mês.

Maia é um dos aplicativos mais completos no segmento (Imagem: Guadalupe Carniel/Captura de tela)

E você? Já utilizou algum desses aplicativos ou tem alguma outra sugestão pra compartilhar com a gente?

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.