Cientistas conseguem curar macacos do SIV, vírus equivalente ao HIV

Por| Editado por Luciana Zaramela | 26 de Maio de 2023 às 10h01

sergeyskleznev/envato

Em novo estudo publicado na revista Immunity, pesquisadores conseguiram curar macacos do vírus da Imunodeficiência Símia (SIV), o equivalente ao HIV nos humanos. Para o experimento, a equipe transplantou células-tronco em quatro primatas diagnosticados com a doença. Desses, dois foram curados e permaneceram saudáveis mesmo anos depois.

Isso significa que a nova abordagem teve uma taxa de sucesso de 50%, então os pesquisadores ainda não pretendem considerar como uma alternativa aos humanos tão cedo. Ainda assim, o estudo foi responsável por revelar muito sobre como age o vírus e os respectivos tratamentos, o que pode ter desencadeado muitas respostas realmente aguardadas pela ciência.

Os autores observaram que o vírus caiu abaixo dos níveis detectáveis ​​primeiro no sangue dos membros dos animais envolvidos, e em seguida nos gânglios linfáticos nos braços e pernas, até que finalmente o abdômen.

Conforme os cientistas apontam no artigo, o fato de todo o corpo não ter sido limpo do vírus de uma vez durante esse tratamento pode explicar por que alguns pacientes parecem estar livres do HIV, apenas para ter a infecção de volta, principalmente se os gânglios linfáticos abdominais não forem testados.

A equipe percebeu que as células-tronco transplantadas identificaram as células infectadas pelo vírus como estranhas ao corpo e as atacaram de forma semelhante ao que seria feito para curar a leucemia.

Já existe cura para o HIV?

Já tivemos casos de cura do HIV: a primeira pessoa curada foi Timothy Ray Brown, também conhecido como “paciente de Berlim”, também diagnosticado com leucemia, o que o levou a passar por um perigoso transplante de células-tronco.

O segundo homem curado, Adam Castillejo, ficou conhecido como “paciente de Londres”. Ele tinha linfoma de Hodgkin e passou pelo transplante de medula. Em setembro de 2017, o homem deixou de tomar os medicamentos e mesmo assim os exames de sangue não apresentaram mais sinais do vírus, sendo assim, não havia mais transmissão do HIV.

Em fevereiro de 2022, pesquisadores anunciaram o terceiro caso de cura, dessa vez envolvendo uma mulher submetida a um tratamento diferente. A paciente recebeu sangue do cordão umbilical de um doador e células-tronco sanguíneas de um parente de primeiro grau.

Em julho de 2022, veio a público o quarto caso de cura do HIV. O homem de 66 anos, que não quis revelar sua identidade, recebeu o apelido de “paciente de City of Hope” (em tradução livre, cidade da esperança).

O que você precisa saber sobre HIV

Segundo o Ministério da Saúde, o vírus HIV é transmitido por meio de relações sexuais (vaginal, anal ou oral) desprotegidas (sem camisinha) com pessoa soropositiva, ou seja, que já tem o vírus HIV, pelo compartilhamento de objetos perfuro cortantes contaminados, como agulhas, alicates, etc., de mãe soropositiva, sem tratamento, para o filho durante a gestação, parto ou amamentação.

A Pasta aponta que os primeiros sintomas desencadeados pelo HIV são muito parecidos com os de uma gripe, como febre e mal-estar. Por isso, a maioria dos casos passa despercebida. Caso haja suspeita de infecção, a recomendação é procurar uma unidade de saúde e realizar o teste.

Fonte: Immunity via IFL Science, Agência Aids, Ministério da Saúde