Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Cientista descobrem moléculas que diminuem envelhecimento do cérebro

Por| Editado por Luciana Zaramela | 31 de Outubro de 2022 às 17h57

Link copiado!

Rawpixel
Rawpixel

Em novo estudo, cientistas levantaram uma descoberta: moléculas capazes de diminuir o envelhecimento do cérebro. Mais precisamente, uma classe de lipídios chamada SGDGs (3-sulfogalactosil diacilgliceróis), que diminui no cérebro com a idade e pode ter efeitos anti-inflamatórios.

A pesquisa, publicada na Nature Chemical Biology, revela novos mecanismos subjacentes a doenças neurológicas relacionadas à idade e oferece oportunidades futuras para intervenção terapêutica.

Segundo os autores, no cérebro, os níveis de lipídios são muito diferentes em camundongos mais velhos do que em camundongos mais jovens; todos os lipídios relacionados à família SGDG mudam significativamente com a idade, e podem ser regulados por processos que são conhecidos por regular o envelhecimento.

Continua após a publicidade

A análise mostrou que esses lipídios possuem propriedades anti-inflamatórias, o que pode ter implicações para distúrbios neurodegenerativos e outras condições neurológicas que envolvem aumento da inflamação no cérebro.

A equipe também descobriu que as moléculas SGDGs existem em cérebros humanos e primatas, e podem desempenhar um papel importante em outros animais além dos camundongos. No entanto, mais pesquisas serão necessárias para mostrar se os SGDGs contribuem para a neuroinflamação humana.

No futuro, a equipe pretende examinar como os SGDGs são regulados com o envelhecimento e quais proteínas são responsáveis ​​por produzir, o que pode abrir as portas para a descoberta de novas atividades genéticas associadas ao envelhecimento.

Continua após a publicidade

Fonte: Nature Chemical Biology via EurekAlert!