Publicidade

Ciência diz que o mau humor pode ter benefícios; veja quais

Por| Editado por Luciana Zaramela | 14 de Março de 2023 às 11h43

Link copiado!

voronaman111/envato
voronaman111/envato

Você está mal-humorado? Isso pode não ser tão ruim. Ao longo dos anos, pesquisas científicas já chegaram a apontar que esse estado de espírito pode ter benefícios em determinadas situações. Segundo estudo da Frontiers in Communication, esse estado tem uma relação direta com um comportamento mais cuidadoso e analítico.

Vale entender, antes de tudo, que essas pesquisas não interpretam o mau humor como emoções intensas e duradouras como aquelas que podem acompanhar a depressão, mas sim um estado temporário, regado a momentos de irritabilidade, tristeza e frustração.

Depois de alguns experimentos, os pesquisadores da Universidade do Arizona concluíram que tarefas de linguagem orientadas a detalhes (como revisão textual) podem ser uma boa opção para pessoas de mau humor, já que essas pessoas são mais propensas a se preocupar com os detalhes.

Continua após a publicidade

Enquanto isso, um estudo publicado no periódico Journal of Experimental Social Psychology descobriu que o mau humor aumenta o ceticismo das pessoas e sua capacidade de detectar mentiras. Comparativamente, os participantes bem-humorados revelaram-se mais confiantes e ingênuos.

As descobertas sugerem que o mau humor pode ajudar as pessoas a se concentrar devido a uma influência no funcionamento executivo, termo que se refere ao conjunto de habilidades cognitivas utilizadas para controlar e coordenar os comportamentos.

A comunidade científica também afirma que pessoas de mau humor são mais propensas a se lembrar de informações importantes e menos propensas a confiar em estereótipos ao formar uma opinião.

Continua após a publicidade

Fonte: American Psychological Association, Journal of Experimental Social Psychology, Association for Psychological Science via Inverse