Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Cidades brasileiras já aplicam 4ª dose em menores de 40 anos; veja quais

Por| Editado por Luciana Zaramela | 05 de Julho de 2022 às 10h50

Link copiado!

Prostock-studio/Envato Elements
Prostock-studio/Envato Elements

No Brasil, algumas cidades já aplicam a quarta dose da vacina contra a covid-19 em quem tem menos de 40 anos, como Manaus (AM), Aracaju (SE) e Botucatu (SP), além do Distrito Federal. No momento, o Ministério da Saúde recomenda que a segunda dose do reforço seja destinada apenas para pessoas com mais de 40 anos, profissionais da saúde ou imunossuprimidos.

Apesar do movimento de algumas cidades, a maioria dos municípios brasileiros ainda acompanha a Saúde e somente aplica a quarta dose em quem tem mais de 40 anos. Estes são os casos da cidade do Rio de Janeiro e de São Paulo, por exemplo.

Continua após a publicidade

Quais cidades já aplicam a quarta dose no Brasil?

Com o avanço da cobertura vacinal da quarta dose, a tendência é que mais cidades liberem o reforço contra a covid-19 para aqueles que são mais jovens. No atual cenário, destaca-se a prefeitura de Manaus, no estado do Amazonas. Isso porque a capital já vacina todos com mais de 18 anos, independente de qualquer condição de saúde, com a dose extra.

Em seguida, esta a cidade de Botucatu, no interior de São Paulo. Por lá, pessoas com mais de 30 anos já estão aptas para receber a quarta dose da vacina contra a covid-19. Além disso, o município de Aracaju e o Distrito Federal começaram a aplicar a segunda dose do reforço em quem tem mais de 35 anos.

"A segunda dose de reforço é necessária para que a população fique protegida contra a covid-19. É com a imunização que a gente quebra a cadeia de transmissão", explica a secretária de Saúde do DF, Lucilene Florêncio, em comunicado.

Continua após a publicidade

Qual é o intervalo para a segunda dose do reforço no Brasil?

Para receber o segundo reforço, a pessoa deve ter recebido a dose anterior da vacina contra a covid-19 há pelo menos quatro meses. Na hora da imunização, poderá ser usada uma das seguintes vacinas, independentemente da dose aplicada anteriormente:

  • Pfizer/BioNTech;
  • Janssen (Johnson & Johnson);
  • AstraZeneca/Fiocruz.

No momento, a Saúde não aconselha o uso do imunizante CoronaVac para a segunda dose de reforço contra a covid-19.

Continua após a publicidade

Fonte: Distrito Federal e Prefeituras de Botucatu, de Aracaju, de Manaus