Cidade de SP confirma mais 2 mortes por meningite; total chega a 10
Por Fidel Forato • Editado por Luciana Zaramela |

A Prefeitura de São Paulo confirmou mais duas mortes provocadas por meningite na capital. Pacientes tinham menos de 25 anos e moravam em bairros diferentes. Com a última atualização, o total de mortes na cidade pela doença que provoca inflamação das meninges — as membranas que envolvem o cérebro e a medula espinhal — chega a 10.
- 1ª morte confirmada no surto de meningite em SP; paciente tinha 42 anos
- Qual é a diferença entre vírus e bactérias?
Conforme informou a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), as duas novas mortes por meningite não estão relacionadas com o surto que foi identificado na zona leste da cidade. No momento, as amostras dos pacientes estão em análise, o que poderá confirmar se a causa da infecção foi a bactéria Neisseria meningitidis (meningite meningocócica do tipo C).
Mortes por meningite na cidade de São Paulo
Segundo a SMS de São Paulo, os pacientes que morreram em decorrência da meningite moravam em regiões diferentes:
- Mulher de 20 anos, moradora da zona sul;
- Homem de 22 anos, residente na zona norte.
Desde o começo deste ano, a prefeitura de São Paulo já identificou 58 casos de meningite meningocócica. No total, foram confirmados 10 óbitos relacionados à infecção bacteriana.
Por que os novos casos de meningite não são relacionados com o surto?
Vale explicar que, segundo a prefeitura, as duas novas mortes não configuram novos surtos de meningite na cidade de São Paulo. Isso porque os casos estão distantes geograficamente e não têm relação com o óbito registrado na zona leste.
“A SMS esclarece que se considera surto da doença meningocócica quando há ocorrência de três ou mais casos do mesmo tipo em um período de 90 dias na mesma localidade”, esclarece o comunicado sobre a definição.
Quem pode tomar a vacina contra meningite?
É importante destacar que esta é uma doença evitável e a melhor forma de prevenção é feita através das vacinas, distribuídas gratuitamente no Sistema Único de Saúde (SUS). Atualmente, doses dos imunizantes contra a meningite meningocócica do tipo C estão disponíveis para:
- Bebês de 3, 5 e 12 meses;
- Profissionais de saúde que atuam na cidade.
Além desta vacina, o SUS também aplica a vacina contra a meningite ACWY em crianças e adolescentes de 11 a 14 anos. Este imunizante protege contra as doenças meningocócicas causadas pela bactéria meningococo dos sorogrupos A C, W e Y.
Fonte: Agência Brasil