Publicidade

Cidade brasileira com alta de covid-19 volta uso de máscara e cancela evento

Por  | 

Compartilhe:
twenty20photos/envato
twenty20photos/envato

A cidade de São Gabriel da Cachoeira, na região da cabeça do cachorro, no Amazonas, está vivendo um flashback nada agradável. A prefeitura local decretou o retorno do uso obrigatório de máscaras em ambientes fechados, como repartições públicas, estabelecimentos comerciais, escolas, igrejas e transportes coletivos em razão do aumento nos casos de covid-19 no município.

O anúncio foi feito na última sexta-feira (25 de abril).

A volta do uso de máscaras de forma obrigatória atende uma recomendação da Defensoria Pública do Amazonas, segundo a Agência Brasil. De acordo com o órgão, somente em abril, o município, distante 852 km da capital Manaus, havia registrado quase 400 casos positivos de covid-19 de 897 suspeitos. Em março, de 197 casos suspeitos, 87 eram positivos. Em dezembro do ano passado, o total de casos registrados foi de apenas 14.

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

“A alta procura pelos testes revelam outra informação: mesmo os casos negativos para covid-19 indicam que outras viroses respiratórias estão circulando na cidade, colocando em risco a saúde da população”, diz ofício encaminhado pelo defensor público Marcelo Barbosa à Secretaria Municipal de Saúde, um dia antes, na quarta-feira (23), recomendando a ação.

Restrição de acesso a não vacinados

A prefeitura também está restringindo o acesso às áreas indígenas para pessoas que não apresentem caderneta de vacinação contra a covid-19 atualizada (ou o aplicativo Meu SUS Digital) ou um teste negativo realizado nas últimas 48 horas. O decreto permanecerá vigente enquanto houver recomendações das autoridades. Cerca de 90% dos habitantes de São Miguel da Cachoeira (AM) são indígenas e a comunidade teve um evento cancelado.

Em razão da situação sobre o vírus da covid-19 voltando a circular na região, a prefeitura anunciou o adiamento do evento de lançamento do Festival Cultural dos Povos Indígenas do Alto Rio Negro (Festribal) no último sábado (26). Um nova data ainda será divulgada.

Outros eventos do município estão ocorrendo normalmente, com o uso de máscaras. A prefeitura está realizando testes rápidos de covid-19 em quem apresentar sintomas gripais.

Leia também:

Continua após a publicidade

VÍDEO: 3 apps sobre alimentação saudável #Shorts

Fonte: Agência Brasil