Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Celular consegue detectar a taxa de coagulação do sangue com uma única gota

Por| Editado por Luciana Zaramela | 14 de Fevereiro de 2022 às 16h40

Link copiado!

Mark Stone/University of Washington
Mark Stone/University of Washington

Pesquisadores norte-americanos desenvolveram uma nova maneira de calcular a taxa de coagulação do sangue, a partir de uma câmera de celular, uma gota de sangue e um dispositivo plástico acoplado. O invento ainda está em fase de testes, mas poderá ser uma alternativa caseira para identificar possíveis problemas de coagulação.

Publicado na revista científica Nature Communications, o estudo foi desenvolvido por pesquisadores da Universidade de Washington, nos Estados Unidos. No futuro, a ideia é que os pacientes consigam monitorar as suas próprias taxas coagulação e, apenas em casos de alterações, busquem ajuda médica. A estratégia é que seja usado de forma semelhante aos monitores de açúcar no sangue, adotados por pessoas com diabetes.

Vale lembrar que milhões de pessoas tomam, atualmente, remédios para afinar o sangue, o que dificulta a sua coagulação do sangue. Isso porque coágulos sanguíneos, nesses indivíduos, podem levar a um derrame ou ataque cardíaco. Do outro lado, a baixa taxa de coagulação pode levar a um sangramento prolongado e ter graves consequências.

Continua após a publicidade

Como funciona o invento pelo celular?

Para funcionar, o novo teste de coagulação do sangue depende de: um celular com motor de vibração e câmera; um acessório de plástico com um pequeno copo; o reagente; e uma gota de sangue. Tirando o equipamento e a solução desenvolvidos pela equipe, os outros elementos são bastante simples.

"Quase todos os smartphones da última década têm um motor de vibração e uma câmera. Isso significa que quase todo mundo que tem um telefone pode usar isso. Tudo que você precisa é de um simples acessório de plástico, sem nenhum tipo de eletrônica adicional", resume Shyam Gollakota, professor da universidade e um dos autores do estudo.

Continua após a publicidade

Após a coleta do próprio sangue, a pessoa deve adicionar a gota no "copinho" do suporte. Este recipiente contém uma pequena partícula de cobre e um produto químico (reagente) que é responsável por iniciar o processo de coagulação do sangue.

Em seguida, o motor de vibração do telefone "sacode" o copo, enquanto a câmera do celular monitora o movimento da partícula de cobre. No experimento, a partícula perde velocidade à medida que a coagulação do sangue se intensifica.

O que já existe para medir a coagulação do sangue?

Continua após a publicidade

"Antigamente, os médicos costumavam balançar manualmente os tubos de sangue para frente e para trás, monitorando quanto tempo levava para formar um coágulo. Isso, no entanto, requer muito sangue, tornando inviável o uso em ambientes domésticos", explica o pesquisador Gollakota.

"O salto criativo que damos aqui é que estamos mostrando que, usando o motor de vibração em um smartphone, nossos algoritmos podem fazer a mesma coisa, com uma única gota de sangue. E obtemos precisão semelhante às melhores técnicas disponíveis comercialmente", pontua o cientista.

Planos para entrar no mercado

De acordo com os pesquisadores, o dispositivo ainda está em fase de prova de conceito, ou seja, a equipe ainda busca evidências para validar a segurança e a eficácia desse método para a medição da taxa de coagulação do sangue.

Continua após a publicidade

Por exemplo, todos os testes foram feitos em laboratório, em um ambiente controlado. O próximo passo é validar os resultados com voluntários que façam os testes em casa, mesclando diferentes perfis socioeconômicos. Em paralelo, buscam formas de viabilizar comercialmente o invento.

Fonte: Nature CommunicationsUW News