Casos de câncer em jovens estão aumentando
Por Fidel Forato • Editado por Luciana Zaramela |
A incidência do câncer em pessoas jovens cresceu nos últimos anos em todo o mundo, segundo estudo liderado por pesquisadores da Universidade de Harvard. Não é possível confirmar qual a principal causa que favorece o aparecimento de tumores em quem tem menos de 50 anos, mas os cientistas relacionam a condição com as mudanças nos hábitos alimentares. Mais estudos ainda são necessários.
- Os tipos de câncer mais comuns em pessoas jovens
- Implante minúsculo estimula o corpo a produzir remédios contra câncer
Publicado na revista científica Nature Reviews Clinical Oncology, o estudo sobre a maior taxa de câncer em pessoas jovens foi liderado por pesquisadores da Escola de Medicina da Universidade de Harvard e do Brigham and Women's Hospital (BWH), ambos nos Estados Unidos. Os dados da pesquisa foram coletados entre 2000 e 2012.
“Entre os 14 tipos de câncer em ascensão que estudamos, oito estavam relacionados ao sistema digestivo. A comida que comemos alimenta os microorganismos em nosso intestino”, afirma Tomotaka Ugai, pesquisador e um dos autores do estudo, em comunicado. “A dieta afeta diretamente a composição do microbioma e, eventualmente, essas mudanças podem influenciar o risco e os resultados da doença”, sugere.
Por que o risco de câncer está aumentando para as pessoas mais jovens?
"As pessoas nascidas em 1960 experimentaram maior risco de câncer antes de completar 50 anos do que as pessoas nascidas em 1950, e prevemos que esse nível de risco continuará a subir em gerações sucessivas”, explica Shuji Ogino, que também é um dos autores do estudo. “Esse risco está aumentando a cada geração", reforça.
Entre as hipóteses levantadas, os cientistas destacam as mudanças na dieta e no estilo de vida das sociedades modernas, o que pode estar contribuindo para o aumento de casos de câncer precoce em pessoas mais jovens. Outro fator que ajuda a explicar a descoberta é o maior número de programas para o rastreamento de câncer, implicando em mais diagnósticos.
No estudo, os pesquisadores alertaram que, entre os 14 tipos de câncer que estão mais comuns nos jovens, estão mais comuns os cânceres de mama, cólon, esôfago, rim, fígado e pâncreas.
Fatores de riscos para o desenvolvimento de tumores
Nessa linha de raciocínio, os cientistas destacam que fatores de risco para casos de câncer em pessoas mais jovens são:
- Consumo de álcool;
- Privação de sono;
- Tabagismo.
- Obesidade;
- Ingestão de alimentos ultraprocessados;
- Consumo de bebidas açucaradas;
- Diabetes;
- Estilo de vida sedentário.
Contribuindo com a descoberta dos pesquisadores de Harvard, outro recente estudo apontou que quase metade das mortes por câncer têm relação com fatores evitáveis, como fumar e dietas com baixo valor nutricional. Este segundo estudo foi liderado por cientistas da Universidade de Washington.
Fonte: Nature Reviews Clinical Oncology e Harvard